Compras em grupo geram economia de 10% a 15% na aquisição de insumos para produtores de MT

Publicado em 13/03/2017 17:50
Confira a entrevista de Airton Botaro - Consultor
Cerca de 45 produtores da região de Nova Mutum-MT conseguem negociar melhor seus insumos para a safra de verão ao adquirir produtos diretamente com fabricantes
Os produtores já estão se planejando e se preparando para realizar as compras para a próxima safra. Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o diretor da Plantagro, Aírton Botaro, destaca que ainda é difícil decidir o melhor momento para tomar uma decisão, mas que alguns produtores já fazem compras conjuntas para conseguir melhores preços em uma compra direta.

 

De acordo com Botaro, não é somente o câmbio que sinaliza uma boa compra, mesmo com os recursos disponíveis na mão. "Daqui a alguns dias, o câmbio pode estar mais abaixo. É uma posição bastante complicada", diz.

Uma das formas para observar a relação de troca é considerar também o preço das commodities no mercado internacional. Os fertilizantes, por exemplo, que representam 50% dos custos, tiveram uma condição melhor para a compra em janeiro e fevereiro, quando os preços da soja estavam mais acima. No mês de março, com a queda nas cotações, a relação não se mostrou tão interessante como nesses meses, já que o preço dos fertilizantes, em decorrência da queda na soja, subiu.

Portanto, ele destaca que "o melhor momento de compra é a melhor relação, independentemente da época". Ele não vê uma necessidade de comprar "porque hoje existe uma relação boa", apontando que a "relação pode ficar ainda melhor nos próximos quatro a cinco meses".

No caso dos agroquímicos, o volume de utilização vem sendo reduzido ano após ano em função da tecnologia utilizada nas culturas. Este fator limita a utilização desses produtos. A concorrência com produtos clandestinos também faz com que os preços sejam pressionados.

Vantagens da compra em grupo

Botaro conta que a vantagem de se comprar em grupo se dá, principalmente, por conta do volume. "A gente entra comprando um volume expressivo, para uma área grande e fazendo toda a negociação", diz. Com isso, os fornecedores não precisam fazer contato direto com todos aqueles que irão receber este produto, o que se torna uma vantagem tanto para a empresa quanto para os produtores.

Para a próxima safra, a Plantagro compra produtos para 57 mil hectares de soja e 48 mil hectares de milho. 100% dos fertilizantes já foram comprados e, agora, as negociações estão em torno das sementes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Nao só compras em grupo...mas também vendas em grupo... maiores volumes em ambas situações geram preços menores nas compras e maiores nas vendas...

    9
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Achei o comentário tao certeiro que fico com uma tremenda curiosidade de saber o que se passa na cabeça do fulano que pontuo NEGATIVO--

      12
    • Ivo Bortolassi Los Cedrales

      Deve ser um atravessador... Carlos Meloni

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      E' ,,, TEM MUITO BICAO ENTRANDO NA NOSSA CASA

      4