Setor sucroenergético se reúne para discutir o futuro; foco na descarbonização

Publicado em 27/06/2017 09:27
Ethanol Summit busca ainda ampliar discussões em torno do RenovaBio, programa baseado em metas de emissão, e trazer ao Brasil uma imagem ainda mais consolidada da sua produção sustentável e de responsabilidade ambiental.
Elizabeth Farina - Diretora Presidente da UNICA

O Notícias Agrícolas conversou com a diretora-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina, sobre o Ethanol Summit, que está sendo realizado em São Paulo (SP) desde ontem (26) até esta terça-feira (27).

Farina destaca que a sexta edição do evento traz um momento importante para definir estratégias, já que a indústria, os fornecedores, membros do governo, empresários e federações de trabalhadores se reúnem para discutir o setor, que representa 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e emprega mais de 1 milhão de pessoas.

Em sua palestra de abertura, a diretora-presidente destacou que há uma preocupação global em diminuir a emissão de carbono em meios de transporte, que representam 1/4 da emissão de gases de efeito estufa no mundo. Com isso, todo o setor está atrás de instrumentos que gerem descarbonização. O etanol, portanto, reduz em 90% as emissões se comparado com a gasolina, podendo melhorar mais ainda com boas práticas agrícolas.

Ela lembra também do programa RenovaBio, que pretende diminuir emissões no setor de transporte dos veículos leves e valorizar, dessa maneira, os biocombustíveis. Esse é um programa baseado em metas de emissão que não podem ser ultrapassadas.

Esse programa está sendo elaborado a quatro mãos com o governo, a iniciativa privada e um grupo de trabalho no Ministério de Minas e Energia, além do próprio ministro responsável pela pasta, Fernando Coelho Filho. Ele é de médio a longo prazo, com previsão até 2030.

Além desses, o setor sucroenergético tem outros desafios. Para ela, é necessário uma "ponte" de ações a curto prazo para chegar até a implementação do RenovaBio.

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista