Crédito rural está mais caro que o comercial e produtor deve adiar a tomada de novos recursos

Publicado em 18/10/2017 17:05
Para o consultor não existe falta de dinheiro no mercado, porém, barreiras como a necessidade de maiores garantias e a limitação de valores fazem com que os produtores obtenham menos recursos para financiar a safra
Confira a entrevista com Adeniro Vian - Diretor do IBD Agro

Podcast

Crédito rural está mais caro que o comercial e produtor deve adiar a tomada de novos recursos

 

Download

Adeniro Vian, diretor do IBD Agro, destaca que, em relação aos recursos para o agronegócio para esta safra, a liberação está sendo feita com normalidade, com um aumento no número de liberações, em função de um crescimento no volume de depósito a vista..

O custo, por sua vez, está maior do que o da safra passada. Os juros foram fixados em um momento de queda da Selic e agora o crédito rural, na maioria dos casos, tem taxas mais altas que as praticadas no mercado livre, média de 7,5% aa mais taxas de projetos e proagro que são obrigatórios o que eleva  esse percentual para além dos 13% aa. A taxa de juros real do crédito rural, portanto, irá fechar 2017 como a maior dos últimos anos.

A não ser que o governo modifique a PEC dos gastos públicos, a taxa de juros não será alterada, comenta Vian. Se o produtor, contudo, decidir procurar uma taxa menor, o mais vantajoso seria procurar uma LCA, com taxa máxima de 12,75%, . Poucos produtores sabem desse fato e os bancos também não têm divulgado essa medida, como aponta Vian.

Ele lembra ainda que a garantia da operação de crédito rural depende também do limite de crédito disponível para o produtor. Fatores como a valorização ou não das commodities e a mudança de uma norma referente à declaração de gastos podem influenciar neste ponto. A tendência é que um número maior de produtores consiga menos recursos oficiais para financiar a safra.

Neste primeiro momento, contudo, o risco não é de inadimplência. Tudo irá depender se a colheita irá correr bem e se os preços vão ser benéficos para o produtor.

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista