Discussão sobre os modismos atuais da agricultura brasileira

Publicado em 14/03/2018 09:52
Discussão sobre os modismos atuais da agricultura brasileira

O jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas, conversou com o dr. Elmar Floss, fisiologista e professor em manejo de plantas, sobre alguns assuntos polêmicos que se tornaram "modismos" atuais da agricultura brasileira.

Confira alguns deles:

Pó de rocha

O pó de rocha é uma matéria mineral que vai liberando nutrientes para o solo, assim como a argila. Para a aplicação, os produtores precisam saber qual daquele total de minerais estará disponível para a planta. "É um fertilizante como outro qualquer", salienta Floss. "Quanto mais fino ele for, melhor a produtividade".

Plantio cruzado

Embora tenha sido visto em uma propriedade que foi campeã de produtividade pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), o plantio cruzado não interfere diretamente na produtividade. Uma boa lavoura, como lembra o fisiologista, começa com uma boa qualidade de sementes, bem como uma semeadura com qualidade.

Aplicação de fósforo a lanço

Uma grande quantidade de fósforo na linha inibe o zinco. Desta forma, um solo argiloso, no qual a mobilidade do fósforo é menor, sua colocação a lanço não permite a inflitração. Já em um solo arenoso, a aplicação é mais privilegiada.

Grade para revolver o solo

A grade é fundamental quando se está abrindo uma nova área para incorporar cultivos. Contudo, para aqueles produtores que possuem o solo corrigido, a grade não tem nenhuma função e pode ser pior do que o fogo.

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024
Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro