Independente de a UE barrar ou não frangos de nove empresas, o BR vai entrar na OMC contra interpretação da salmonelose

Publicado em 18/04/2018 13:24
Até 5ª ou 6ª feira Bruxelas deve anunciar a decisão sobre se embarga ou não plantas da BRF e de outros exportadores, movimento que, por trás do disfarce técnico sobre a salmonela, está o interesse em tirar o produto brasileiro do mercado, enquanto cresce a produção da UE. Também em jogo o acesso a produtos europeus, especialmente enquanto se discute os acordos Mercosul-EU.
Ricardo Santin - Vice Presidente de Mercado da ABPA

Podcast

Protecionismo da UE ao frango Brasileiro com Ricardo Santin - Vice Presidente de Mercado da ABPA

 

Download

 

Entre hoje (18) e amanhã (19) está em andamento uma reunião em Bruxelas, na sede da União Europeia, para definir as questões relativas à carne de frango brasileira, com o embargo à BRF em destaque.

Ricardo Santin, vice-presidente de mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destaca que são nove empresas brasileiras que estão envolvidas nesta reunião, tendo como um dos principais temas o entendimento dos europeus à respeito do disfarce técnico sobre a salmonela.

Mesmo que haja uma decisão favorável para o Brasil, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, vê a possibilidade de entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC) para modular os critérios diferentes que são utilizados para o mesmo produto em torno da presença da salmonela.

A produção europeia de frango está em torno de 11 milhões de toneladas, das quais 26%, ou 3 milhões de toneladas, são referentes à carne de frango. O Brasil, portanto, oferece um grande suprimento a este mercado, com 320 mil toneladas de peito de frango e 80 mil toneladas de peito de peru exportadas.

O mercado europeu já adota o sistema de cotas, de forma que esta não seria uma alternativa a ser implementada, segundo Santin. As outras empresas que não estão na lista da União Europeia não devem sofrer nenhuma consequência neste momento.

Por: Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas