Embrapa Solos e Notícias Agrícolas assinam termo de cooperação técnica

Publicado em 11/06/2018 15:40
São dois os objetivos: 1) aumentar a produtividade dos solos brasileiros (na soja por exemplo, ultrapassar a barreira média de 50 sacas e atingir a meta de 100 sacas (proposta do CESB). 2) evitar perdas com erosão, compactação e lixiviaçao. Segundo levantamento divulgado durante o evento, o Brasil perdeu neste ano US$ 5 bilhões com solos erodidos.
José Carlos Polidoro - Chefe Geral da Embrapa Solos

Podcast

Entrevista com José Carlos Polidoro sobre convênio entre Notícias Agrícolas e Embrapa Solos

 

Download
 

Nesta segunda-feira (11), o Notícias Agrícolas assinou um acordo de cooperação técnica com a Embrapa Solos (referencia mundial em solos tropicais) com o objetivo de divulgar os conceitos do projeto Construtores de Solos. A idéia é ampliar os resultados obtidos no projeto-piloto que foi realizado no Oeste da Bahia, com apoio da Abapa (Associação Baiana dos Produtores de Algodão). O Construtores de Solos vai agora para 8 regiões prioritárias do País, que sofrem consequencias da perda de fertilidade nos solos.

A notícia foi transmitida pelo chefe-geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro e o jornalista João Batista Olivi. O pesquisador destacou que já são décadas e décadas de pesquisas sendo realizadas a respeito do tema, mas que há uma dificuldade de repassar essas informações para o produtor. Com a parceria, a ideia é comunicar diretamente como aqueles que têm de ser atingidos pela informação.

Olivi, por sua vez, considera que o acordo é um "projeto da vida", já que "a essência do Notícias Agrícolas é fazer a comunicação direta com o produtor rural". 

Polidoro aponta que, atualmente, o solo representa 1/4 da produção da saca de soja que o agricultor obtem. O objetivo é fazer com que este recurso natural represente metade dessa saca. "O solo deve ser um reservatório e um grande diferencial da produtividade no agronegócio", frisou o chege-geral da Embrapa Solos. Como exemplo informou que, por ano, são perdidos US$ 5 bilhões apenas com a quantidade de solos produtivos provocados pela erosão.

O projeto Construtores de Solos teve sua primeira edição em Luis Eduardo Magalhães (BA), uma área exemplar, na qual os solos frágeis foram construídos e colaboram diretamente para os resultados entregues.

No evento ocorrido no dia 26 de abril  o Notícias Agrícolas registrou a expressiva marca de 160 mil acessos (usuários únicos, que assistiram ao evento e entraram nas páginas de reportagem.

Os próximos passos envolvem mais oito áreas emergenciais dentro do Brasil e acordos humanitários com outros países, como a Etiópia.

Na segunda fase do projeto, o objetivo também é criar a figura do Guardião de Solo - um selo que será destinado a produtores rurais considerados referência na construção de solos e na disseminação de informações sobre o tema.

Daniel Olivi (Diretor-Executivo do Notícias Agrícolas), José Carlos Polidoro (Chefe-geral da Embrapa Solos), e o jornalista João Batista Olivi assinaram compromisso de divulgar as técnicas de conservação dos solos brasileiros.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS
De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros