Economia liberal,o agronegócio está pronto? Ferramentas de proteção de preços funcionam em cenário de menor intervenção estatal?

Publicado em 27/11/2018 13:29
Estruturas como as de mercado futuro no Brasil precisam ser ajustadas para garantir proteção de preços sem riscos de manipulação
Marcelo De Baco - Corretor de Mercado De Baco Corretora de Mercadorias

Podcast

Entrevista com Marcelo De Baco sobre a economia liberal e as formas de proteção

 

Download

 

Com o início de um novo governo no Brasil a partir de 2019, o agronegócio brasileiro se depara com uma novidade: a previsão de que haja uma economia liberal. Agora, a dúvida é se o setor deve passar por um processo de transição para se adaptar a ela.

Marcelo de Baco, corretor de mercado da De Baco Corretora de Mercadorias, conversou com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (27) para ajudar a entender que tipo de mudanças podem ocorrer.

Para ele, não é possível alegar "despreparo" para que o agronegócio se adapte a essa realidade. Há algum desconhecimento, mas ele visualiza que toda tecnologia que foi apresentada para o produtor, geração pós geração, foi absorvido muito rápido.

Assim, "preparado, o produtor sempre esteve". O ponto é adquirir o conhecimento. Um dos pontos necessários para se reformular é a maneira com a qual o mercado opera, no que diz respeito ao câmbio e as operações de bolsa.

A relação de paternalismo que existe com o Governo até o momento, para de Baco, tende a se sofisticar. Na Argentina e no Paraguai, o mercado já trabalha muito mais a futuro, com uma referência alheia à Bolsa de Chicago (CBOT). Assim, ele questiona o porquê de não existir uma bolsa brasileira.

A ideia é deixar com que o mercado se autorregule e para que o Governo estimule que isso aconteça. O mais importante, para Baco, é que os negócios sejam transparentes, com operações seguras e governo intervindo pouco.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 745 - Se liga na fazenda
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Vazio Sanitário, Exportações para China, Fundação MT e La Niña
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Açúcar, pela ótica da semana de açúcar em Nova Iorque
ARP#338 - Os caminhos para ser um bom profissional
Plantio de soja: práticas e mercado