Pesquisa da Unicamp atesta segurança do aplicador que utiliza glifosato de acordo com as recomendações técnicas

Publicado em 02/07/2019 16:12
Em 90 amostras analisadas apenas 11 continham níveis quantificáveis de glifosato , porém, bem abaixo do aceitável pela Avisa
Ângelo Zanaga Trapé - Prof. Dr. da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Podcast

Pesquisa da Unicamp sobre a segurança do glifosato - Ângelo Zanaga Trapé - Prof. Dr. da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

 

Download

 

Ângelo Zanaga Trapé, Prof. Dr. da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi o convidado de hoje do Notícias Agrícolas para discutir a questão do glifosato, que se encontra em consulta pública na Anvisa.

Trapé, que realizou uma pesquisa sobre o uso do glifosato com o apoio da Aprosoja-MT, conta que foram analisadas as amostras de urina de 30 aplicadores de glifosato. Foram 90 amostras analisadas - ou seja, três amostras para aplicados.

Dessas amostras, apenas 11 continham níveis quantificáveis de glifosato, mas bem abaixo do aceitável pela Anvisa. Isso, segundo o professor, mostra a segurança do produto, que não possui nível residual.

A metodologia utilizada, segundo ele, segue padrões internacionais. Essas análises, como conta Trapé, são realizadas sistematicamente em pesquisas na Alemanha, onde o produto é utilizado sem restrições.

A ingestão diária aceitável de glifosato para a Anvisa seria de 0,042 microgramas por quilo. Logo, ele acredita que os níveis residuais são muito pequenos e pouco relevantes.

Trapé avalia o glifosato como uma das moléculas mais seguras a respeito da saúde pública e que não há dado significativo que prove que este é um produto cancerígeno.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No mesmo dia em que entrou em vigor nova resolução do CMN, Justiça Federal concede 10 anos para produtor de MT pagar dívidas com a Caixa
Armazém da Bunge em Sorriso/MT é atingido por incêndio de grandes proporções
Dependência externa de fertilizantes coloca bioinsumos no centro do debate sobre soberania produtiva no agronegócio brasileiro
Houthis do Iêmen ameaçam alvos sauditas devido a voo iraniano com destino a Sanaa
Itaú BBA aponta para safra 2026/27 mais desafiadora diante de El Niño, custos elevados e pressão sobre preços
Ibovespa sobe com Embraer entre suportes em dia de feriado nos EUA