Burocracia, custo elevado e complexidade das informações dificultam acesso de pequenos e médios produtores ao CAR

Publicado em 06/08/2019 14:25
Falta de uniformização das informações prestadas em cada estado e margem para interpretações diferentes tornam a vida do produtor que quer se regularizar no CAR ainda mais complicada
José Augusto Baldassari Filho - Produtor Rural - SP

Podcast

Entrevista com José Augusto Baldassari Filho - Produtor Rural - SP sobre o Custo da preservação ambiental

 

Download

Dentre as exigências que o produtor rural precisa cumprir para estar dentro da legalidade, está o Cadastro Ambiental Rural. Porém, muitas são as dificuldades encontradas pelos produtores rurais para se enquadrarem nas leis de proteção ambiental. José Augusto Baldassari Filho, produtor de Franca - SP, é um exemplo de como os entraves burocráticos, algumas vezes, beiram o absurdo.

Ele deu como exemplo diversas documentações pedidas pelo Cadastro e que nem sempre são fáceis de serem compreendidas. Alegou também que produtores rurais com maior poder aquisitivo conseguem se adequar melhor às exigências, já que contam com apoio judicial e contábil. No entanto, para a maioria dos produtores, cumprir com todas essas burocracias é praticamente impossível.

De acordo com Baldassari Filho, a única solução para combater essas dificuldades é a união entre os representantes do setor e os produtores rurais. Para ele, além da burocracia, as críticas urbanas e os ataques por parte de algumas mídias, colocam o setor agropecuário como fonte de irresponsabilidades ambientais. Ele disse ainda que o Pagamento aos Serviços Ambientais, que poderia ser considerado como um reconhecimento moral do trabalho do produtor rural, até o momento ele não tem conhecimento de alguém ja tenha recebido o  benefício.

Veja a entrevista na íntegra no vídeo acima

Por: Aleksander Horta e Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conversa de Cerca #130 - 20 anos após viver enchente severa no RS, advogada agora auxilia produtores no estado
Projeto aprovado na Câmara criminaliza luta por terra, critica MST
Santa Catarina completa 17 anos como “Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”
Com expectativas de crescimento, mercado de fertilizantes especiais gera R$22,6 bi. em 2023
Governo de SC: empresa catarinense de apoio aos produtores rurais adota “irmã” gaúcha para ajudar agricultores do Rio Grande do Sul