Sul do MS mexe nos solos para evitar colheitas de milho com baixa produtividade

Publicado em 22/08/2019 18:06
Copasul implanta sistema de construção de solos em terras fracas do sul do MS
João Batista Olivi - Jornalista

Os produtores do Mato Grosso do Sul já estão terminando a colheita do milho safrinha. O Notícias Agrícolas esteve na região de Naviraí/RS e pôde conferir de perto o grande problema enfrentado pelos produtores da região, que teve uma produtividade muito baixa com o milho safrinha, por se tratar de uma área que contém muito alumínio no solo. Para combater os problemas na próxima safra, um novo projeto de reconstruir o solo começou ser feito na região. 

"É uma das regiões que mais se encontra com alumínio no Brasil. Nós estamos sentido a necessidade da correção desse alumínio e 90, 95% das nossas áreas estão se encontrando compactadas também", afirma o engenheiro agrônomo da Copasul, Renan Viero. Ainda de acordo com ele, apenas descompactar o solo não é suficiente para solucionar os problemas locais.

Diante das mudanças, a expectativa agora dos produtores é acompanhar os resultados durante a próxima safra. Para o engeneiro a colheita da soja este ano poderá ser revolucionário na região. "Nós acreditamos e estamos muito entusiasmados que a própria soja irá pagar essa renda que estaria esperando de tirar com o milho", afirma Viero. 

Por: João Batista Olivi e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares