De Paracatu/MG para ANUGA, a maior feira de alimentos do mundo, produtor diz que há muito espaço para a comida do Brasil

Publicado em 07/10/2019 16:07
Direto da Alemanha, sr. João Alves da Fonseca relata que Brasil vem trabalhando para melhorar imagem do agro e de seus produtos, mas que ainda precisa fortalecer conceitos como a disciplina e a constância. No entanto, afirma que em qualidade temos enorme vantagem comparativa.
João Alves da Fonseca - Produtor Rural de Paracatu - MG

Podcast

Entrevista com João Alves da Fonseca - Produtor Rural de Paracatu - MG sobre a Feira do Agronegócio na Alemanha

 

Download

O Notícias Agrícolas conversou nesta segunda-feira (7) com o João Alves da Fonseca, produtor rural de Paracatu/MG que está na Alemanha, onde participa da Feira de Alimentos e Bebidas na Alemanha, a Anuga. Antes de tudo um sertanejo das Geraes (onde produz aboboras e cria gado), João Alves tem uma visão peculiar dessa feira mundial. E conclui que o Brasil pode melhorar imagem do agro e de seus produtos desde que fortaleça conceitos como a disciplina e a constância. No entanto, afirma que em qualidade temos enorme vantagem comparativa.

Durante a entrevista, João destacou a importância de vivenciar a experiência fora do país para entender o real potencial que o Brasil apresenta nos mercados internacionais. "Aqui nesta feira internacional você descobre tantas pessoas diferentes, tantas línguas, tantas raças, tudo junto num lugar só com o objetivo básico, que é o comércio internacional". 

                                                   
                                    Stand do Brasil na Feira de Alimentos e Bebidas na Alemanha

O produtor afirma ainda que o Brasil tem muito espaço para ser explorado e produzir cada mais. "A gente tem uma base competitiva muito grande e tem mercado", afirma. E ressalta que apesar de muitos produtores acreditarem que o país tem mercado apenas na Europa, o Brasil tem capacidade para ir além. 

"E uma coisa que observei é a importância da embalagem. O pessoal está evitando o plástico, fazendo muita coisa em vidro, embalagem com muito design, que mostra o produto, que enche os olhos do consumidor, podendo ser uma tendência", afirma. 

Ele destaca  que o Brasil vem  realmente enfrentando uma guerra de informação contra o seu sistema de produção e que para melhorar a visão do mundo é necessário que ações sejam tomadas de forma urgente. "Quando se fala da questão da sustentabilidade, o Brasil tem um perrengue (um problema) para ultrapassar e este é o tdesafio, mostrar a forma como está produzindo", comenta. 

               
                         João Alves da Fonseca - Produtor Rural de Paracatu/MG durante a feira na Alemanha

O produtor rural reforçou ainda que o primeiro passo para os brasileiros conseguirem serem bem visto lá fora é manter os compromissos assumidos na sua rotina de trabalho. Para ele, para conseguir aumentar a exportação o brasileiro precisa estar focado em três pontos, sendo eles: qualidade, preço competitivo e constância. 

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Por: Carla Mendes e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: Com a participação de Valdinei Donato, Diretor Cambai Sementes
Queda de margens aumenta recuperações judiciais no agro e gera insegurança para tomada de créditos
Bolsa reduz previsão de safra de milho da Argentina
Pesquisadora desmistifica pecuária como vilã do efeito estufa e exalta sustentabilidade da atividade
StoneX eleva previsão de safra de milho do Brasil para 125,6 mi t