Entenda o que mudou na MP do Agro com as alterações aprovadas essa semana pela comissão especial no Congresso

Publicado em 06/12/2019 14:16
Bernardo Fabiani - CTO da TerraMagna
Fundo Garantidor Solidário segue como uma grande incógnita, que na teoria pode ajudar o produtor, mas ainda está cercado de ceticismo

Podcast

MP do Agro - Entrevista com Bernardo Fabiani - CTO da TerraMagna

Download

LOGO nalogo

Esta semana, uma comissão mista no Congresso aprovou o relatório da MP do Agro, que define uma série de medidas ligadas ao financiamento de dívidas de produtores rurais. Dentre as medidas, está o Fundo de Aval Fraterno, que passa a se chamar Fundo Garantidor Solidário.

Os produtores rurais poderão formar associações para fomentar o fundo, que será uma garantia caso haja alguma inadimplência. A proposta ainda é vista com certo ceticismo, já que ao invés da instituição financeira, o risco da inadimplência é coberto a princípio pelos participantes do fundo.

Outra novidade é o Patrimônio de Afetação, que permitirá com que a propriedade rural seja subdividida como garantia em financiamentos. Essa garantia poderá ser realizada através da CPR (Cédula de Produto Rural) ou da CIR (Cédula Imobiliária Rural). 

A divisão da propriedade trará uma relação mais balanceada entre o credor e o tomador do crédito. Ainda há dúvidas com relação às áreas de reserva ambiental, que não podem fazer parte do Patrimônio de Afetação. Além disso, a CPR dolarizada também ficará disponível para brasileiros. Até então, apenas investidores internacionais poderiam investir nesse tipo de crédito.

Leia também: Comissão mista aprova relatório da MP do Agro

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Eduardo da Silva Janaúba - MG

    Como ficam as dívidas e prazo da lei 13340 que virou 13907... ela será prorrogado ou nos temos que liquidar conforme os bônus ou amortizar para renegociar e pagar com um ano de carencia e mais 10 parcelas iguais uma por ano?

    1