São Paulo espera boa safra de soja, mas produtores precisam ficar atentos para a janela do milho safrinha

Publicado em 12/12/2019 14:55
Consultor da Detec Consultoria Agronômica destaca a importância do produtor respeitar a janela de cultivo do milho em 2020 para não correr risco de perder os investimentos.
Ney Eduardo Alves - Detec Consultoria Agronômica

A safra de soja 2019/20 deve correr dentro do normal no estado de São Paulo, mesmo nas regiões mais ao sul, que sofreram com a falta de chuvas e precisaram passar por replantios. Para o consultor da Detec Consultoria Agronômica, Ney Eduardo Alves, as produtividades vão ficar dentro da média normal apesar dos atrasos para iniciar a semeadura.

“Talvez ocorram gastos ocasionais por conta deste plantio mais tardio que acabe interferindo em um manejo um pouco mais incisivo para a Ferrugem. Outro problema da região nesse plantio mais tardio é a Mosca Branca, então podem ser feitas algumas aplicações adicionais para o controle dessa praga”, explica Alves.

O consultor destaca ainda que a expectativa é de produtividades dentro das médias históricas para a região, que chega a registrar média de até 80 sacas por hectare para os melhores produtores da localidade.

Segunda Safra

O impacto maior deste atraso será sentido na segunda safra de 2020, com o estreitamento da janela ideal para o cultivo do milho no ano que vem. A orientação do consultor é que o produtor siga a recomendação técnica de cada região para a safrinha e, mesmo com perspectivas de preços bons, respeite a janela para não correr o risco de querer ganhar e acabar perdendo mais.

“A grande preocupação é o produtor forçar o plantio fora de época para a safrinha e correr o risco de perder a lavoura por conta de geada mais ao sul, ou por stress hídrico para quem está mais ao norte”, diz Alves.

Confira a entrevista completa com o consultor da Detec Consultoria Agronômica no vídeo.

Por: João Batista Olivi e Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece