Parceria pode ser saída para realização do sonho do trator zero km para pequenos cafeicultores

Publicado em 12/02/2020 18:36
Convênio vai beneficiar principalmente aqueles cafeicultores que têm dificuldade ou receio de acessar financiamentos tradicionais
André Rorato e José Geraldo Junqueira - Vice Presidente LS-Mtron Brasil e Gerente Comercial Cooxupé

Podcast

Entrevista com André Rorato e José Geraldo Junqeuira - Vice Presidente LS-Mtron Brasil e Gerente Comercial Cooxupé

 

Download

Os pequenos e médios produtores de café, associados à Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) agora têm a oportunidade de comprar tratores zero quilômetro da LS-Mtron Brasil. A cooperativa e a fabricante de tratores estão apresentando a opção para os cooperados na 19ª ediçlão da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), em Guaxupé. Com esse convênio, o produtor pode comprar o veículo e pagar com sua moeda de troca: o café. 

Segundo José Geraldo Junqeuira, gerente comercial da Cooxupé, o perfil da maioria dos associados é de pequenos e médios produtores, e ainda que a cooperativa já atendesse a necessidade por insumos, máquinas e implementos, ainda havia a necessidade por oferta de tratores. 

"Hoje nós temos condição de atender por causa dessa parceria com a LS, que inclusive são líderes no segmento de café, e o interessante é que a gente consegue financiar para o produtor na moeda de troca dele, que é a troca de café", explica. 

De acordo com André Rorato, vice-presidente da LS-Mtron Brasil, o convêniuo atinge todas as linhas de crédito que existem no mercado, mas principalmente, "pela expertise da Cooxupé em fazer troca por café, essa seguramente é uma ferramenta que o produtor vai utilizar muito para poder adquirir um trator". 

Junqueira explica que basta o produtor ir até a unidade Cooxupé que o atende, ou em alguma concessionária da LS, fazer o negócio e fechar em café, ao invés de ir ao banco, apresentar propostas, ter encargose enfrentar a burocracia. Ele ressalta que pelo perfil da maioria dos produtores atendidos pela Cooxupé serem de pequeno ou médio porte, muitos têm dificuldade de acessar as linhas de crédito oferecidas por bancos, e essa modalidade do convênio vai facilitar a compra.

"Aqui na Cooxupé ele já resolve a compra dele financiada, muitas vezes no próprio balcão, muito rápido e de uma forma bastante tranquila. E essa troca pode ser em quatro ou até cinco anos aqui na Femagri", disse. 

Com o conhecimento que a Cooxupé tem de seus associados, segundo Junqueira, é possível, pelo histórico, ter noção de quanto o produtor pode comprometer de sua produção para o pagamento do trator, sem prejudicá-lo. 

Rorato conta que muitas das tecnologias oferecidas pela LS podem ser incluídas na compra do trator, como telemetria e piloto, de forma a tecnificar ainda mais a produção. Junqueira ressalta que a tecnificação do produtpor de café é importante para que ele melhore a produtividade no campo e seu padrão de vida. 

De 12 a 14 de fevereiro, o site Notícias Agrícolas estará na Femagri, maior feira agrícola voltada para o setor cafeeiro e organizada pela Cooxupé, em Guaxupé/MG. Diretamente do evento, as equipes do site trarão informações do setor cafeeiro, novidades em tecnologia e opiniões de especialistas para que os cafeicultores tomem as melhores decisões. Acompanhe também as redes sociais do Notícias Agricolas pelo InstagramFacebook LinkedIn.

Por: Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno