Conab monitora redução da demanda nas Centrais de Abastecimento e pede mais recursos para ampliar programas de apoio ao produtor

Publicado em 31/03/2020 12:00 e atualizado em 31/03/2020 14:10
Ampliação do programa de aquisição de alimentos e da distribuição de cestas básicas pode minimizar impactos do coronavírus no campo
Guilherme Bastos - Diretor-Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Podcast

Abastecimento de Serviços Públicos - Entrevista com Guilherme Bastos - Diretor-Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento

 

Download

As equipes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) seguem trabalhando na busca por mitigar os efeitos da crise do Coronavírus no país e, principalmente, nos produtores rurais e famílias que necessitam de auxílio.

Segundo o diretor presidente da Conab, Guilherme Bastos, os programas sociais como captação e distribuição de alimentos e vendas de milho balcão em determinadas regiões do país seguem acontecendo normalmente, podendo ser ampliadas em breve.

A liderança aponta que 85% do programa de aquisição e distribuição de alimentos pertence a cadeia dos hortifrútis e que os técnicos da companhia estão em contato constante com os ministérios governamentais para ampliar a atuação das ações e ajudar tanto produtores como quem precisa de alimentos.

A expectativa da Conab é que uma nova verba possa ser liberada para fomentar o fluxo dos hfs no Brasil neste período em que a demanda dos produtores é afetada com o fechamento de restaurantes, bares e lanchonetes, mitigando os efeitos da pandemia.

Geração de informações agrícolas

Outra atividade que a Conab não abandou neste período de Coronavírus foi a geração de informações agrícolas e dos boletins de acompanhamento das safras. Porém, estes processos passaram por uma reestruturação e, desde março, serão realizados remotamente, com os técnicos fazendo contato por telefone ou email.

Bastos destaca que dos doze levantamentos anuais, o de dezembro já era feito neste sistema não presencial, o que garante a efetividade dos dados divulgados a partir de agora, apesar da falta do olhar dos mais de 900 técnicos diretamente no campo.

Confira a entrevista completa com o diretor presidente da Conab no vídeo.                    

Por: Aleksander Horta e Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%