Em tempos de crise produtores rurais devem priorizar a irrigação do caixa

Publicado em 01/04/2020 12:23 e atualizado em 01/04/2020 13:38
Prorrogar pagamentos/impostos, antecipar recebimentos, desfazer de ativos supérfluos e aproveitar linhas de crédito são algumas ações que ajudam a manter o caixa irrigado
Oswaldo Junqueira Franco - Economista e Sócio da Agrobrain Consultoria

Podcast

Medidas para minimizar crise econômica - Oswaldo Junqueira Franco - Economista e Sócio da Agrobrain Consultoria

 

Download

Em tempos de crise devido à pandemia do coronavírus, Oswaldo Junqueira Franco, economista e sócio da Agrobrain Consultoria, explica que a prioridade do produtor rural neste momento é garantir a liquidez do caixa. Segundo ele, é preciso fazer um diagnóstico correto da liquidez, ver quanto tem de caixa, quais são as obrigações a curto prazo, atualizar previsões de entradas e saíudas, levando em conta pos cenários possíveis e a sensibilidade caso alguma coisa acomteça.

Entre as medidas citadas por Franco estão a venda de bens, como maquinários, negociação para a postergação do pagamento de dívidas sem que isso onere o produtor, e se houver linhas de financiamentoaproveitar este momento, já que futuramente, com a crise, os bancos estarão mais restritivos. 

Além de garantir a liquidez, Franco afirma que o produtor precisa estar atento à performance, entendendo em profundidade todos os impactos que esta crise traz da porteira para dentro e da porteira para fora, em todos os elos da cadeia produtiva.

É necessário também analisar os custos, já que o produtor se encontra em um momento de formação de safra futura. Ele julga importante observar as movimentações cambiais, preço das commodities e como isso impacta o negócio, estrutura os custos, caso contrário, há o risco de trabalhar com margem negativa em alguns setores.

"Cada vez mais o produtor tem que ser criterioso, ter boa gestão de tesouraria e de liquidez. O momento pede pé no chão, controle e critério. Não estamos falando para o produtor parar, porque as pessoas precisam comer, mas precisamos revisar nossos planos de investimento".

 

Por: Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares