Em tempos de crise produtores rurais devem priorizar a irrigação do caixa

Publicado em 01/04/2020 12:23 e atualizado em 01/04/2020 13:38
Oswaldo Junqueira Franco - Economista e Sócio da Agrobrain Consultoria
Prorrogar pagamentos/impostos, antecipar recebimentos, desfazer de ativos supérfluos e aproveitar linhas de crédito são algumas ações que ajudam a manter o caixa irrigado

Podcast

Medidas para minimizar crise econômica - Oswaldo Junqueira Franco - Economista e Sócio da Agrobrain Consultoria

Download

LOGO nalogo

Em tempos de crise devido à pandemia do coronavírus, Oswaldo Junqueira Franco, economista e sócio da Agrobrain Consultoria, explica que a prioridade do produtor rural neste momento é garantir a liquidez do caixa. Segundo ele, é preciso fazer um diagnóstico correto da liquidez, ver quanto tem de caixa, quais são as obrigações a curto prazo, atualizar previsões de entradas e saíudas, levando em conta pos cenários possíveis e a sensibilidade caso alguma coisa acomteça.

Entre as medidas citadas por Franco estão a venda de bens, como maquinários, negociação para a postergação do pagamento de dívidas sem que isso onere o produtor, e se houver linhas de financiamentoaproveitar este momento, já que futuramente, com a crise, os bancos estarão mais restritivos. 

Além de garantir a liquidez, Franco afirma que o produtor precisa estar atento à performance, entendendo em profundidade todos os impactos que esta crise traz da porteira para dentro e da porteira para fora, em todos os elos da cadeia produtiva.

É necessário também analisar os custos, já que o produtor se encontra em um momento de formação de safra futura. Ele julga importante observar as movimentações cambiais, preço das commodities e como isso impacta o negócio, estrutura os custos, caso contrário, há o risco de trabalhar com margem negativa em alguns setores.

"Cada vez mais o produtor tem que ser criterioso, ter boa gestão de tesouraria e de liquidez. O momento pede pé no chão, controle e critério. Não estamos falando para o produtor parar, porque as pessoas precisam comer, mas precisamos revisar nossos planos de investimento".

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário