Tiro do avião ficou mais preciso com aplicação em baixo volume, diz consultor do PY

Publicado em 10/06/2020 09:20
O ganho em produtividade ultrapassa 6%, diz Edenilson Luiz David, consultor em Canindeyu PY
Edenilson Luiz David - Eng. Agrônomo e Coordenador Técnico da Trexim SA

 

Podcast

Entrevista com Edenilson Luiz David sobre a Tecnologia de aplicação aérea em baixo volume

 

Download

 

Numa safra com valores em dólares muito ajustados, a redução de custos torna-se uma imperiosa necessidade. No Paraguai, onde o mercado é dolarizado (e os agricultores ainda fazem safrinha de soja), a superação das dificuldades é ainda maior. E como que para todo problema sempre surgem novas soluções, a lucratividade está, agora, acontecendo com as inovações nas tecnologias de aplicação de defensivos.

O consultor Edenilson David, que atende 20 mil hectares na região de Canindeyú (PY), não se cansa de elogiar as duas novas tecnologias que surgiram nas pulverizações, tanto terrestre como aérea. A primeira é a aplicação em baixo volume, e a segunda, mais inovadora ainda, é a tecnologia IOP, que agrega o óleo com os adjuvantes, permitindo uma calda com volume de gotas protegidas, que é a condição ideal para facilitar a aplicação e tornar eficiente o manejo de proteção.

--"Quando o avião faz o serviço, há necessidade de o "tiro" ser constante", explica o especialista. "Aí é que entram essas duas facilidades, pois o serviço rende muito mais". Nos cálculos de Edenilson, há um ganho de 20% no rendimento das máquinas e, como consequencia, um ganho de 6% de produtividade nas unidades produzidas.

--"Para ter ganho de escala havia um problema a superar, que é a qualidade das misturas, que cada vez mais estão engrossando, tornando-se a calda cada vez mais espessa. Assim, a ponta o pulverizador enfrentava inconstâncias, e o produto não estava atingindo o alvo. Agora o serviço ficou mais eficaz", ensina o consultor.

(veja entrevista no vídeo acima).

 

      

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista
Agrishow 2024: Durante fórum da SRB, Secretaria de Agricultura ressalta importância do jovem no campo