Produtores rurais do Brasil carregam dívida de R$ 700 bilhões e temem a execução das garantias

Publicado em 23/07/2020 14:20 e atualizado em 23/07/2020 17:18
Aprosoja/RS sugere proposta para solucionar o endividamento dos produtores rurais
Luis Fernando Marasca Fucks - Vice-Presidente da Aprosoja RS

Podcast

Entrevista com Luis Fernando Marasca Fucks - Vice-Presidente da Aprosoja RS sobre o Endividamento Rural

 

Download
 

A Aprosoja do Rio Grande do Sul está apresentando à autoridade monetária do País uma nova alternativa para solucionar o crescente endividamento dos produtores rurais do Brasil, denominada de "monetização do passivo rural junto ao Banco Central".

Essa alternativa é diferente de uma securitização que, segundo lideranças do Agro, significaria o fim de muitas propriedades rurais, pois, com a securitização, haveria a cobrança imediata das garantias -- e as propriedades dos produtores passariam às mãos dos credores.

Para evitar o desastre eminente - (calcula-se que o endividamento cresce como bola-de-neve, com a maioria dos produtores já devendo uma safra e meia, tanto nos bancos como nas empresas que financiam o Agro), as lidernças do produtores correm contra o tempo para aproveitar a brecha na politica monetária, advinda das crises provocadas pelo Covid.

Segundo informações do diretor da Aprosoja RS, Luis Fernando Fucks, estima-se que a divida só dos produtores já supere o montante de 700 bilhões de reais, "e é preciso uma solução imediata".

Fucks diz que os produtores querem e precisam pagar o passivo, "mas que a dívida possa ser alongada por um prazo minimo de 20 anos". "O que não é aceitável é cortarem nossos créditos e tomarem nossas propriedades; isso inviabilizaria a produção agricola brasileira nesse momento".

(Acompanhem a entrevista acima).

 
Confira o gráfico enviado pelo o Vice-Presidente da Aprosoja RS, Luis Fernando Marasca Fucks,
sobre o endividamento rural. 
 
 
 

 

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista