Como medir os investimentos para evitar os exageros? Paulo Nicola responde.

Publicado em 21/08/2020 18:11 e atualizado em 01/09/2020 14:12
Contra os furos na barrica, o auxilio do agrônomo "QI" -- mais uma entrevista da série Gestão Financeira dentro da propriedade rural, com o produtor rural e empresário Paulo Roberto Nicola, de Santiago (RS)
Paulo Roberto Nicola - Empresário e Produtor Rural na Região de Santiago/RS

 

Podcast

Como medir os investimentos para evitar os exageros? Paulo Nicola responde.

 

Download

 

Na 8a. entrevista da série sobre gestão financeira rural, o produtor Paulo Roberto Nicola chama a atenção do produtor para as despesas de investimentos exageradas, e recomenda: "Antes de gastar, olhe para dentro da propriedade; veja o que está causando custos desnecessários. Por exemplo, um maquinário ultrapassado, que exige manutenção constante. Certamente esse é um ponto por onde escorre o lucro".

-- "É como se uma barrica estivesse furada, deixando vazar parte do lucro!"

Autor de dois livros sobre administração financeira rural, o colaborador do NA adverte que todas as despesas saem, inevitavelmente, da safra.

-- "Logo, antes de investir, o produtor tem de dimensionar o uso e a utilidade do maquináro. VC não pode comprar equipamentos que vão sobrar dentro da propriedade, e o mesmo se faz com o que está sendo substituido. Se deixar, o maquinário velho não sai mais da propriedade, e o custo de manutenção é constante.

Por fim, Paulo Nicola diz que, a partir de agora, o auxilio do agronomo será fundamental. "Os bancos só vão emprestar se o produtor contar com o auxilio de um agronomo. Ele é quem vai dimensionar os investimentos, será co-responsável pelos investimentos; o agronomo, a partir de agora, será um profissional diferente, deixará de ser vendedor para ser um parceiro do produtor, como um médico de familia, o agronomo será também "da família" do produtor. 

O agronomo é quem vai indicar e assinar embaixo, "um agronomo QI, o que indica...e assina ".

(Veja a íntegra da 8a. entrevista acima, e baixe gratuitamente seus dois livros (Logica da Economia Rural e Lucre Sempre com a Soja) no site www.economiarural.com.br)

 

 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno