FPA critica decisão do STF que proíbe Força Nacional de promover reintegração de posse em área de assentamento invadida pelo MST

Publicado em 24/09/2020 17:37 e atualizado em 25/09/2020 09:35
De acordo com a FPA a decisão do Ministro Edson Fachin incentiva a invasão de terras e joga para escanteio o direito de propriedade
Alceu Moreira - Presidente da FPA

Podcast

Entrevista com Alceu Moreira - Presidente da FPA sobre a FPA é contra reintegração de posse a favor do MST

 

Download

Veja também:

Logo após a entrevista o plenário do STF manteve a decisão monocrática proferida pelo ministro Edson Fachin, saiba como foi a votação:

STF mantém decisão de retirada da Força Nacional de assentamento da BA

 

NOTA DE POSICIONAMENTO: FPA é contra decisão judicial de reintegração de posse a favor do MST defendida pelo STF

A FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA (FPA), bloco parlamentar suprapartidário, vem a público manifestar discordância com a decisão proferida pelo Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, na Ação Cível Originária 3427/BA, a qual interferiu no cumprimento de decisão judicial proferida pela Justiça Federal local para reintegração de posse em favor do Incra.

Já havia sido deferida a reintegração de posse ao Incra pela Justiça Federal da Bahia em ação de primeiro grau contra invasão realizada por membros do Movimento Sem Terra a assentamento regularmente estabelecido pela autarquia federal. A situação demandou a intervenção da Força Nacional, a pedido do Ministério da Agricultura (órgão ao qual o Incra está vinculado).

A FPA entende que para o cumprimento da decisão deve ser utilizado, sempre que necessário, órgãos federais do Estado, já que a decisão é referente à competência da União e não do estado-membro.

Nesse sentido, a decisão do Ministro Edson Fachin impossibilita o cumprimento de decisão judicial que pretende garantir efetividade à fiscalização de assentamentos da reforma agrária e garantir a propriedade daqueles que foram regularmente assentados e lá se viram com o sonho do seu pedaço de terra.

Portanto, a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal, assim como as proferidas no RE 1017365/SC, incentivam a invasão de terras e jogam para escanteio o direito de propriedade.

Deputado Federal Alceu Moreira
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UE planeja reduções mais graduais de CO2, com mais licenças gratuitas para indústria em reforma do mercado de carbono
Trump diz que EUA provavelmente vão atacar Irã de novo na noite desta 4ª-feira
Wall Street abre em baixa após Trump afirmar que o acordo com o Irã “acabou”
Dólar segue perto da estabilidade ante real após Trump declarar acordo com Irã encerrado
Minério de ferro sobe com melhora na demanda de armazéns e nas vendas imobiliárias
UE espera que EUA cumpram obrigações de acordo comercial apesar de ameaça à Espanha