Especialista explica que apenas estoques de Paraquat nas propriedades rurais foram contempladas em decisão da Anvisa

Publicado em 07/10/2020 16:45 e atualizado em 08/10/2020 08:58
De acordo com especialista, estoques dos distribuidores terão que ser recolhidos
Lidia Cristina Jorge dos Santos - Advogada especialista em regulação de defensivos agrícolas

Podcast

Entrevista com Lidia Cristina Jorge dos Santos - Advogada especialista em regulação de defensivos agrícolas sobre o Paraquat

 

Download
 

Produtores de soja, milho e algodão que possuem estoques do herbicida Paraquate estão autorizados a utilizar o produto no decorrer da safra 2020/2021. A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) durante Reunião de Diretoria Colegiada, realizada nesta quarta-feira (7.10), em Brasília.

Segundo a Anvisa, o prazo máximo de utilização do herbicida obedece a um calendário regional (veja quadro abaixo).

O uso do Paraquate havia sido proibido pela Anvisa a partir do dia 22 de setembro deste ano . No entanto, após uma articulação que envolveu entidades como a Aprosoja Brasil, Abrapa, Abramilho com membros da Frente Parlamentar da Agropecuária e do Ministério da Agricultura, o uso dos produtos já adquiridos pelos produtores foi permitido para evitar ainda mais prejuízos ao setor.

- Informações da Aprosoja Brasil

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inadimplência no agro: Qual a solução?
FGV divulga esclarecimentos sobre o Projeto CONSECANA-SP
Olivoturismo deve ser oferecido a turistas como uma experiência
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)