Santo Augusto/RS registra ataques de gafanhotos em lavouras de soja que já sofriam com a falta de chuvas

Publicado em 02/12/2020 11:25
Sindicato Rural do município recomenda monitoramento das lavouras e, assim que forem identificados os animais, reporte à assistência técnica da propriedade, ao Sindicato e à Secretaria de Agricultura
Jorge Rodrigues - Pres. do Sindicato Rural de Santo Augusto/RS

Podcast

Santo Augusto/RS registra ataques de gafanhotos em lavouras de soja que já sofriam com a falta de chuvas

 

Download

A região de Santo Augusto na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina registrou ocorrências de ataques de gafanhotos nas lavouras de soja, que estão comendo as folhas das plantas que já sofriam com a falta de chuvas.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Santo Augusto/RS, Jorge Rodrigues, até o momento estes ataques são de baixa intensidade e a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul está estudando a situação para determinar se estes animais são provenientes da Argentina ou se são nativos da região.

Até o momento, a recomendação da liderança é para que o produtor realize o monitoramento das suas lavouras e, assim que for identificada a presença dos gafanhotos, comunique sua assistência técnica, o Sindicato Rural do município e a Secretaria de Agricultura para que as devidas providências sejam tomadas.

Já há na localidade uma movimentação para aquisição de defensivos contra esta praga, caso seja necessário iniciar este tipo de controle.

Por enquanto, resta ao produtor manter a atenção nesta safra que já estava sofrendo com a falta de chuvas. Rodrigues destaca que as áreas de milho já têm perdas superiores aos 80%, chegando a até 100%, e as de soja estão com plantio atrasado, mas ainda dentro da boa janela de cultivo, podendo expressar todo o seu potencial produtivo.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Santo Augusto/RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares