Brasil abriu o dobro de novos mercados internacionais em 2020 impulsionado pela pandemia do coronavírus

Publicado em 28/12/2020 14:33 e atualizado em 28/12/2020 17:16
Abertura do mercado brasileiro para produtos importados, com estratégia e responsabilidade, é uma das metas do MAPA para 2021. Objetivo é intensificar a multilateralidade do comércio internacional.
Flávio Bettarello - Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do MAPA

Podcast

Brasil abriu o dobro de novos mercados internacionais impulsionado pela pandemia do coronavírus

 

Download


O agronegócio brasileiro abriu 70 novos mercados internacionais ao ser exigido pela demanda global maior por alimentos que veio de carona na pandemia do novo coronavírus. O total foi o dobro do registrado em 2019, como relatou o Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Flávio Betarello. A garantia do abastecimento, a eficiência da logística e a segurança dos produtos brasileiros foram determinantes para que os resultados fossem tão positivos. 

Para 2021, além da consolidação destes novos clientes e da abertura de novos mercados, uma outra meta importante do ministério para 2021 é a diversificação da pauta exportadora nacional. Mais do que isso, o secretário reforça ainda a necessidade que a pasta terá para intensificar a multilateralidade do comércio internacional, também abrindo um pouco mais o mercado brasileiro para alguns produtos importados. 

"Esse é um governo liberal, mas um liberal responsável. Não queremos fazer uma abertura que crie um choque ou que desempregue o produtor brasileiro, muito pelo contrário. Nossa abertura é no sentido de dar mais condições ao produtor brasileiro de se inserir nas cadeias globais de valor e de aumentar sua própria competitividade", diz Betarello. 

 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Endividamento rural no RS: O que há de concreto e propostas até agora, por Francisco Torma
Presidente da Emater-MG assume vice-presidência da Asbraer
AGCO Agriculture Foundation faz doação à BrazilFoundation para ajudar na resposta às enchentes no sul do Brasil
Em abril, IBGE prevê safra de 299,6 milhões de toneladas para 2024
CNA recebe grupo Diplomatas da Agricultura do Brasil