Léo Pereira ensina -- Depois da silagem. mix de cobertura no solo para aumentar a produção de leite

Publicado em 11/01/2021 15:18 e atualizado em 11/01/2021 16:01
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

O quadro Agricultura Sustentável continua com sua série de  entrevistas com produtores rurais que estão praticando  o Sistema Plantio Direto na Palha com cobertura permanente do solo em suas áreas de cultivo de grãos.

Nesta segunda-feira o repórter Frederico Olivi conversou com Leopoldo Pereira, do Grupo Fazendas Reunidas, de Carmo do Rio Claro, MG. O Grupo Fazendas Reunidas tem a produção de leite como principal atividade, operando atualmente com um plantel de 1.700 vacas em ordenha, com uma produção diária de 60 mil litros de leite.

Léo Pereira, conta que mesmo com a extração de toda a planta do milho, inclusive a palha, no momento da colheita para produção de silagem, suas áreas de cultivo tem o solo coberto de palha permanente com a rotação de culturas, principalmente com a semeadura de plantas de cobertura após a colheita das lavouras e também com o plantio de soja, trigo, sorgo e feijão nessas áreas.

- "Para produzir leite é necessário primeiro produzir o alimento dos animais", diz Léo Pereira.. "E para sustentar todo esse projeto todo rebanho é tratado em confinamento; logo, nossa busca por um volumoso com nutrientes equilibrados passa por uma agricultura moderna, com o plantio direto na palha e com cobertura permanente; o solo vivo nos dá uma lavoura com maior produtividade".

(Acompanhe a entrevista).

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inadimplência no agro: Qual a solução?
FGV divulga esclarecimentos sobre o Projeto CONSECANA-SP
Olivoturismo deve ser oferecido a turistas como uma experiência
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)