Produtor do Maranhão faz palhada permanente e perfil aprofundado para proteger o solo do sol forte

Publicado em 13/01/2021 16:40 e atualizado em 13/01/2021 17:10
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

No quadro "Agricultura Sustentável" desta quarta-feira, o produtor rural Paulo Kreling comenta sobre suas experiências e os desafios de cultivar grãos na região de Balsas, no Maranhão, com as práticas do Sistema Plantio Direto  com cobertura permanente do solo.

Paulo Kreling planta na região de Balsas desde o início dos anos 2000. Em sua fazenda, a Temerante, próximo a Serra do Penitente, ele consegue realizar duas safras anuais, com soja no verão e a safrinha de milho.

-- "Isso já me dá um grande quantidade de palha sobre as minhas áreas, mas é preciso investir em perfil de solo, palhada e tecnologia para conseguir mais produtividade". 

- "Aqui em nossa região, no interior do Maranhão, sempre há a ocorrência de veranicos durante o cultivo da soja na época do verão; por isso temos de manter o solo coberto com palhada permanente, para reter a umidade; como resultado, conseguimos uma boa produção com produtividade".

O  desafio da Fazenda Temerante é, agora, aumentar o volume de palha sobre as suas áreas de cultivo com semeadura de plantas de cobertura como a crotolaria, o milheto e implantar o consórcio do milho com a braquiaria.

-- "O  mix de plantas está nos trazendo um resultado muito importante em termos de produtividade pois estamos  formando uma reciclagem de nutrientes", diz Paulo Kreling.

-- "Já tenho encontrado aqui em minhas áreas o simbolo da fertilidade do solo, as minhocas,.. são elas que mantém o solo mais arejado, com matéria orgânica. E isso traz sempre maior produtividade", completa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário