Produtor do Balsas (MA) usa a braquiária consorciada e consegue 14 t de palhada para proteger o solo

Publicado em 14/01/2021 15:17 e atualizado em 14/01/2021 19:43
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Na edição desta quinta feira o quadro Agricultura Sustentável, do Programa Tempo e Dinheiro, traz a continuação do depoimento do produtor rural Paulo Kreling, de Balsas, MA, sobre as suas experiências no cultivo de grãos  com a aplicação do Sistema Plantio Direto com cobertura permanente de palha sobre o solo.

Em entrevista ao repórter Frederico Olivi, Paulo Kreling conta que desde o ano passado, quando o zoneamento agrícola do Estado do Maranhão permitiu a semeadura da braquiaria em consórcio com o milho, vem introduzindo esse manejo nas suas lavouras, aumentando significativamente o volume de palha sobre suas áreas de produção.

--"O  uso da braquiaria em consórcio com o milho vai me trazer mais toneladas de palha por hectare", diz ele. O milho deixa sobre o solo um volume de aproximadamente 6 toneladas e a braquiaria mais 9 toneladas. 

Com um total de 14 toneladas de palha por hectare seria o ideal para manter o sistema da biologia do solo em equilíbrio, inclusive com menos risco de ocorrer incêndios nessas áreas consorciadas durante a época do verão, porque a palha da braquiaria ainda vai estar verde e se ocorrer o fogo, será com baixa intensidade. 

Finalmente outra consequência positiva desse consórcio é que a palha da braquiaria protege tb contra o vento, - não deixa o vento levar  toda essa palha do talhão, aponta Paulo Kreling. 

Para operar no manejo de acamamento e distribuição mais homogênea dessa palhada, Paulo Kreling conta que utliza nas suas áreas o equipamento agrícola Rolo Faca.

-- "Já ultilizamos o rolo faca aqui na minha fazenda há 4 anos, com resultados surpreendentes. O rolo faca corta e faz uma distribuição da palha do milho ou da braquiaria de maneira mais uniforme e isso traz como benefício maior eficiência na hora de plantar uma nova cultura, pq evita o embuchamento de palha na plantadeira e ainda traz tb como resultado a reciclagem dos nutrientes desse solo. Um equipamento muito eficiente - todos os agricultores deveriam ter um rolo faca nas suas propriedades. Os benefícios são grandes", finaliza Paulo Kreling.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inadimplência no agro: Qual a solução?
FGV divulga esclarecimentos sobre o Projeto CONSECANA-SP
Olivoturismo deve ser oferecido a turistas como uma experiência
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)