Biden ainda não detalhou sua política agrícola, mas foco permanece na demanda global forte por alimentos, diz consultor

Publicado em 20/01/2021 10:25 e atualizado em 20/01/2021 12:13
Aaron Edwards - Consultor de Mercado da Roach Ag Marketing
Aaron Edwards explica que ainda é cedo para entender quais serão os rumos que o agronegócio americano deverá tomar, já que o novo presidente americano pouco falou sobre o setor enquanto realizava sua campanha ou depois de eleito.

Podcast

Entrevista com Aaron Edwards - Consultor de Mercado da Roach Ag Marketing sobre Joe Biden no agro

Download
 

LOGO nalogo

Toma posse nesta quarta-feira (20), o novo presidente dos EUA, Joe Biden, e o democrata chega trazendo muita incerteza ao agronegócio norte-americano e mundial. Durante toda sua campanhe e depois de eleito, Biden pouco detalhou suas estratégias para o setor e quais rumos serão determinados para a política agrícola no país. Afinal, Donald Trump deixa o cargo depois de quatro anos intensos nas relações com os produtores norte-americanos, marcados, principalmente, pela guerra comercial com a China e pelos subsídios oferecidos pelo governo de forma a mitigar os impactos da disputa. 

"Realmente é uma incógnita. Há duas óticas nisso, uma delas é falar destes detalhes da gestão de política interna nos EUA e a outra é sobre as questões comerciais internacionais. Não acredito que vá mexer nas vitórias comerciais conquistadas, pelo menos sem nenhuma outra vantagem política. E para os democratas, um dos grandes objetivos pe ganhar o voto rural. Então, há motivo para pensar que o governo Biden poderia vir a defender e fazer mais pela classe rural para garantir estes votos", explica o consultor de mercado da Roach Ag Marketing, Aaron Edwards. 

O especialista relata ainda que, com os fortes e recentes ganhos, principalmente entre os preços dos grãos, os produtores norte-americanos conseguiram se recuperar de parte dos últimos problemas que vinham sofrendo nos últimos anos, e estar melhor estruturado para começar a nova safra, que tem início nos próximos meses. "Ele está feliz com a fazenda hoje, mas não tão feliz com o governo", diz. 

Sobre as relações com a China, Edwards acredita que a retórica e a estratégia de Biden será diferente das utilizadas por Trump, mas sem deixar que os ganhos garantidos por seu antecessor se percam. "Qualquer tipo de posição de força conquistada, eu espero que Joe Biden use isso ou para mantê-la ou para negociar uma outra posição. Não tenho nenhum motivo para acreditar que vá mudar, mas isso ainda não foi comentado". 

Sobre a equipe que vai liderar a pasta da agricultura nos EUA também ainda está no campo da especulação e, também na análise do consultor, devem ser escolhidos representantes que formem um time bastante técnico, centrado, sem causar grande reações políticas.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Acredito que muitos de nós estejamos hoje perplexo com os acontecimentos nessa eleicao na maior e melhor exemplo da democracia mundial. Torcidas à parte, pois tem o lado pessoal, particular de cada um e nao é correto nos metermos nisso. Porem, para mim, a perplexidade esta direcionada à sinalizacao de encaminhamento futuro da democracia ocidental em relacao ao comportamento da midia com viés totalmente politico visando resultados financeiros, judiciario militante e ativista, tudo isso com dois pesos e duas medidas, ... e todos esses acontecimentos começam a por duvidas se vale a pena fazer gastos astronômicos para se manter os ideais democraticos, tais como se encontram demonstrados no dia de hoje... Tenho convicção de que se aparecer um camarada que tente mudar tudo isso, dar um cavalo de pau, cercear alguns desses individuos que fazem parte de orgaos publicos ou privados ao direito de liberdade, e tiver apoio popular, venham a se concretizar, em virtude ao descomunal descrédito atual no sistema vigente. Isso é um fato relevante, e verdadeiro, e está em aberto.

    7