Agricultura sustentável é uma evolução que regenera o ato de agricultar, diz Rodrigo Aléssio

Publicado em 21/01/2021 15:44 e atualizado em 21/01/2021 17:04
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Hoje o repórter Frederico Olivi traz, para o Programa Tempo e Dinheiro, mais um depoimento do agricultor Rodrigo Alessio, de Faxinal dos Guedes (SC) sobre a experiência em cultivar com cobertura de palhadas permanentes no solo. 

Produtor de grãos no oeste catarinense, Rodrigo Alessio conta que a evolução do Sistema Plantio Direto na Palha com cobertura permanente do solo, passa tambem pelo uso dos produtos biológicos no combate às pragas e doenças das lavouras.

-- "Esse processo do uso de produtos biológicos na proteção das lavouras são ferramentas que vão auxiliar os agricultores numa transição do manejo tradicional, com os defensivos agrícolas químicos. Um exemplo seria a produção de isolados de bactérias para substituir os fungicidas ou os inseticidas convencionais", aponta Rodrigo.

Para o agricultor, a utilização dos biológicos oferece um alto nível de proteção as lavouras com menor custo de produção -- cerca de 40 por cento a menos em comparação com os produtos químicos.

" - Com os biológicos, estamos alimentando, inundando o ambiente de cultivo com essas bactérias que já eram teoricamente do ambiente sem impacto nas outras cadeias tróficas, catalisando outros processos que vão se desenvolvendo e realizando um controle natural da sua lavoura", explica ele. (veja mais no video acima)..

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário