Alysson Paolinelli é oficialmente indicado ao prêmio Nobel da Paz 2021

Publicado em 26/01/2021 15:16 e atualizado em 26/01/2021 20:07
O visionário da revolução agrícola tropical
Alysson Paolinelli - Presidente Executivo da Abramilho

Indicado ao prêmio Nobel da Paz, o Prof. Dr. Alysson Paolinelli deu entrevista ao jornalista e diretor do Notícias Agrícolas, João Batista Olivi, nesta terça-feira (26) comentando sobre sua emoção e a importância dessa indicação ao país. 

"Esse é o início de uma homenagem não a mim, mas ao Brasil", disse. "A mensagem que eu deixo é de fé, de otimismo, de confiança. Temos que continuar a sonhar, vamos sonhar, mas vamos trabalhar seria e objetivamente para que nossos sonhos se tornem realidade. Nossa tarefa é fazer com que esse país seja reconhecido como a nova potência agrícola mundial e temos condições para isso. Queremos que todos aqueles que vivem da agricultura possam participar disso. E eu me compromete, só com essa indicação, a ajudar para que essas correções sejam feitas de forma adequada para um país melhor", disse. 

Alysson Paolinelli é oficialmente indicado ao prêmio Nobel da Paz 2021

Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, teve sua indicação oficialmente anunciada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (26) ao prêmio Nobel da Paz 2021.

Em setembro, Paolinelli foi um dos principais personagens e colaboradores da série especial do Notícias Agrícolas "A Verdade Contra a Fome" em que explicou como este processo se deu, levando o Brasil de importador a um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

Veja mais:
» A Verdade Contra a Fome

A campanha de comunicação sobre a indicação do ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz 2021 já está sendo divulgada nas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedn).  

O visionário da revolução agrícola tropical. Assim pode ser chamado Alysson Paolinelli, mineiro de Bambuí, agrônomo, professor universitário, Secretário de Agricultura/MG e depois Ministro da Agricultura. 

Nessas andanças levava um sonho: viabilizar uma tecnologia agrícola tropical,até então inexistente, e assim buscar a autossuficiência alimentar do Brasil, na época um importador de alimentos básicos. 

Desse impulso que nasceu a revolução agrícola tropical, liderada por Paolinelli nos anos 1970, e que se projetou pelas décadas seguintes, tornando o país protagonista da agricultura e da segurança alimentar mundial, além de contribuir para a maior parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas. 

Por esse legado, Paolinelli está sendo indicado para o Nobel da Paz 2021. 

A indicação do ex-ministro da Agricultura ao prêmio foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee) pelo diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), professor Durval Dourado Neto. 

A campanha é uma produção da Rede Alysson Paolinelli Nobel da Paz 2021. 

Fonte: Rede Paolinelli Nobel da Paz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inadimplência no agro: Qual a solução?
FGV divulga esclarecimentos sobre o Projeto CONSECANA-SP
Olivoturismo deve ser oferecido a turistas como uma experiência
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)