Embrapa monitora as primeiras lavouras de soja no semi-árido nordestino, diz Antonio Santiago, da Embrapa Tabuleiros

Publicado em 02/03/2021 15:42 e atualizado em 02/03/2021 16:45
por Frederico Olivi
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Com 1.500 hectares de lavouras de soja já em produção, o semi árido nordestino vai se apresentando como a mais nova fronteira agrícola do Brasil.

O plantio da soja nessa região do País ainda é recente, começou em 2015, com antigos fornecedores de cana da região do Agreste e Zona da Mata nordestina, tradicionais fornecedores das Usinas de açúcar e álcool.

Segundo Antônio Dias Santiago, pesquisador da Embrapa que está a frente dos trabalhos de melhoramento das variedades cultivadas no semi árido, há atualmente cerca de 6 agricultores apostando no cultivo da soja na região.

Plantada em abril e colhida em setembro, numa area com índice de chuvas entre 400 a 500 mm no período, principalmente para a produção de sementes, essa variedade de soja do semiárido nordestino está proporcionando uma produtividade na faixa entre 60 a 75 sacas por hectare, chamando a atenção de agricultores de outras regiões do País para a expansão da soja no semi árido.

Com essa produtividade alta e chuvas regulares no período o cultivo da soja no semi árido é real e vai trazer importantes investimentos para essa nova fronteira.

--“Estamos sendo testemunhas de uma virada na produção agrícola do nordeste, oferecendo mais renda para os agricultores e desenvolvimento para mais de 600 municípios dessa regiao do Brasil", finaliza  Antônio Dias Santiago, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Sergipe). 

Assista à entrevista acima.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024
Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro