Embrapa Tabuleiros Costeiros acompanha as primeiras lavouras de soja no semi-árido nordestino

Publicado em 05/03/2021 15:55 e atualizado em 06/03/2021 19:35
Entrevista com Antonio Dias Santiago - Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (por Frederico Olivi)
Antonio Dias Santiago - Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Podcast

Entrevista com Antonio Dias Santiago - Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros

 

Download

Com 1.500 hectares de lavouras de soja já em produção, o semi árido nordestino vai se apresentando como a mais nova fronteira agrícola do Brasil. O plantio da soja nessa região do País ainda é recente, com apenas seis primeiros agricultores produzindo as primeiras safras no ano de 2015, principalmente antigos fornecedores de cana da região do Agreste e Zona da Mata nordestina, tradicionais fornecedores das Usinas de açúcar e álcool.

Plantada em abril e colhida em setembro, numa area com índice de chuvas entre 400 a 500 mm no período,  para a produção de sementes, essa variedade de soja do semiárido nordestino está proporcionando uma produtividade na faixa entre 60 a 75 sacas por hectare, chamando a atenção de agricultores de outras regiões do País para a expansão da soja no semi árido.

Com essa produtividade alta e chuvas regulares no período o cultivo da soja no semi árido é real e vai trazer importantes investimentos para essa nova fronteira, diz Antônio Dias Santiago, pesquisador da Embrapa que está a frente dos trabalhos de melhoramento das variedades cultivadas no semi árido:

-- “Estamos sendo testemunhas de uma virada na produção agrícola do nordeste, oferecendo mais renda para os agricultores e desenvolvimento para mais de 600 municípios dessa regiao do Brasil",conclui Antônio Dias Santiago.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova funcionalidade de xarvio potencializa produtividade nas lavouras com recomendações para plantio com taxa variável
Dia do Trabalhador: agropecuária goiana gera 6,7 mil empregos em 2024
Calor extremo fecha escolas de milhões de estudantes no mundo e amplia lacunas de aprendizagem
Base de dados sobre máquinas agrícolas ajuda produtores a utilizar equipamentos de forma mais eficiente fazendo comparações
FPA prepara “Carta Agrishow” e pleiteia Plano Safra de R$ 20 bilhões