Janela curta para milho safrinha fortalece culturas alternativas como sorgo e consórcios forrageiros

Publicado em 12/03/2021 11:11 e atualizado em 12/03/2021 14:04
Produtor que saiu do período ideal para cultivo do milho pode optar pode mudar de cultura na segunda safra mantendo os ganhos de rentabilidade e melhorando as condições do terreno para as safras seguintes
Flávio Wruck e Flávio Tardin - Embrapa Agrossilvipastoril e Embrapa Milho e Sorgo

Podcast

Janela curta para milho safrinha fortalece culturas alternativas como sorgo e consórcios forrageiros

 

Download

A safra de soja verão 2020/21 teve atrasos de plantio em diversas regiões do Brasil e isso refletiu também nas atividades da segunda safra de milho. Assim, muitas lavouras ficaram foram das janelas ideais de cultivo, o que aumenta o risco de redução de produtividade por questões climáticas.

Sendo assim, algumas outras culturas surgem como alternativas neste momento entre elas o sorgo e consórcios forrageiros, conforme explicam Flávio Wruck, chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril e Flávio Tardin, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

Na opção pelo sorgo, o produtor acrescenta 20 dias à sua janela de plantio, pode melhorar condições de solo, combater nematóides e ainda rentabilizar bem, com o sorgo sendo negociado por 85% do valor de mercado do milho.

Já para os consórcios de forrageiras, existem diversas opções de mix de plantas, cada uma atendendo um objetivo específico e se adaptando melhor as características de cada terreno.

Confira a íntegra da entrevista com o chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril e com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares