Produtores de canola inciam nova safra animados com perspectiva de produção e ótimos preços

Publicado em 27/05/2021 10:26 e atualizado em 27/05/2021 11:07
Restando apenas 20% das lavouras pra plantar, desenvolvimento inicial das áreas é satisfatório e projeta cenário de alta produção após crescimento expressivo no cultivo. Preço de mercado acompanhou alta da soja e hoje um terço da produção deve ser suficiente para cobrir os custos
Vantuir Scarantti - Presidente da Abrascanola

Podcast

Produtores de canola inciam nova safra animados com perspectiva de produção e ótimos preços

 

Download

O plantio da safra de canola já foi realizado em 80% da área prevista para esta safra de inverno 2021 que deve ter 20% a mais de lavouras cultivadas do que o ciclo anterior. Até aqui, as condições climáticas são favoráveis e as perspectivas altas.

Segundo o presidente da Abrascanola (Associação Brasileira dos Produtores de Canola), Vantuir Scarantti, o frio está chegando no Rio Grande do Sul, responsável por 90% das lavouras do país, e isso será muito benéfico para as lavouras, que devem produzir em média 30 sacas por hectare.

Outro fator positivo e que ajudou no estímulo aos produtores cultivarem esta safra é o aumento no preço da canola no mercado. No ano passado, a saca era comercializada por R$ 95,00 e hoje chaga à R$ 160,00 subindo na esteira da soja.

A liderança destaca que, nestes atuais patamares, uma produtividade de 10 sacas por hectare já é suficiente para cobrir os custos de produção, ficando os outros dois terços da produção como rentabilidade.

Projeto no Cerrado

Scarantti relata ainda que, a Abrascanola está desenvolvendo um projeto pilo em parceria com a Embrapa Agroenergia para tropicalizar a canola e propiciar o cultivo da variedade no cerrado do Distrito Federal e da Bahia.

As pesquisas ainda estão no início para o desenvolvimento de cultivares e procedimentos, mas os primeiros resultados das lavouras, que foram semeadas entre fevereiro e março e estão sendo colhidas agora, são bastante promissores.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Abrascanola no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ascribu auxilia em resgate de búfalos arrastados por enchentes no Rio Grande do Sul
RS tem 450 mil consumidores sem energia em decorrência das fortes chuvas
ANP permite que RS reduza mistura de biocombustíveis na gasolina e no diesel
Associações e Sindicatos Rurais realizam campanhas para arrecadar recursos para o Rio Grande do Sul; veja como ajudar
Presidente da Aprosoja RS e Senador, Ireneu Orth, avalia perdas no campo e medidas que apresenta em Brasília para reconstrução do estado