Projeto Aquarius, que há 20 anos acompanha adoção de novas tecnologias na agricultura, entra em nova fase. Entenda as mudanças

Publicado em 14/06/2021 15:44 e atualizado em 14/06/2021 18:32
Alan Acosta - Presidente da Drakkar
Avalie se a tecnologia que vc usa na sua propriedade está em linha com as práticas de agricultura digital na sua região

Podcast

Entrevista com Alan Acosta - Presidente da Drakkar sobre o Projeto Aquarius

Download

O Projeto Aquarius, mais antigo projeto em Agricultura de Precisão do Brasil, que há mais de 20 anos realiza pesquisas que visam o desenvolvimento tecnológico da área, junto de parceiros tanto do setor público (UFSM) como do privado (Stara, Cotrijal, Drakkar e OWS), lançou no dia 04 de junho seu novo site e irá lançar, no próximo dia 15 de junho, em um evento online com cobertura especial do Portal Notícias Agrícolas, uma plataforma que ajudará os produtores rurais de soja a avançarem no processo de Digitalização e uso de ferramentas do Agro 4.0. 

Com um design contemporâneo, o novo site conta com melhores capacidades de busca e acesso a todos os trabalhos e projetos já realizados, além de notícias e informações atualizadas. “O novo site https://projetoaquarius.agr.br/ está mais dinâmico e interativo, contemplando desde os trabalhos mais antigos até as novas linhas de pesquisa do projeto como: Agricultura Digital, Saúde de Solo e Condutividade Elétrica”, relata Carlos Grando, CEO da OWS, parceira responsável pelo desenvolvimento do novo site.

Além disso, o Projeto Aquarius projetou e implementou a  plataforma denominada IDT (Índice de Digitalização e Tecnologia). Essa plataforma busca diagnosticar e quantificar o nível de tecnologia dos produtores rurais de soja, de forma a oferecer uma bússola de orientação na adoção de tecnologias 4.0. Ainda, o produtor terá acesso a um comparativo do seu nível tecnológico em relação ao nível tecnológico a nível de Brasil, estadual e regional o qual está inserido. No site, será disponibilizado ao público, de forma gratuita, o mapa e o ranking de digitalização do Brasil, dos estados e regiões de forma dinâmica e com atualização em  tempo real, à medida que mais produtores realizarem o teste.

Uma vez que a plataforma IDT possibilitará ao produtor ter conhecimento de seu nível tecnológico em relação aos demais produtores, na sequência do teste os produtores têm acesso a bússola de orientações que surge tomadas de decisões em relação a quais medidas adotar para obter um bom planejamento de adoção tecnológica, respeitando suas limitações e necessidades, reduzindo riscos. Essa plataforma, será lançada oficialmente num evento online no dia 15 de Junho de 2021, via canal do Youtube do Projeto Aquarius (https://www.youtube.com/channel/UC6f1I48mmfu6jDQ6LPIGF5w) e com transmissão ao vivo pelo portal Notícias Agrícolas.

O trabalho desenvolvido é resultado do prêmio recebido pelo Projeto Aquarius no Edital Agro 4.0 da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) em prol da adoção e difusão de tecnologias do Agro 4.0. Essa ação visa auxiliar os produtores rurais na transformação digital de suas fazendas, bem como levar informações e orientações atualizadas aos acadêmicos, produtores rurais, profissionais da área e leitores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário