Investir em capital humano é a saída para encontrar soluções para problemas climáticos, produtivos e econômicos

Publicado em 21/06/2021 18:53 e atualizado em 15/12/2021 09:45
O crescimento tecnológico permitiu que a sociedade global tivesse maior conforto e qualidade de vida. No agronegócio, o aumento de produtividade apenas foi possível com os avanços industriais, aliados a manejos conservacionistas. No Brasil, a Embrapa teve um papel fundamental para que o país se tornasse um expoente no agronegócio global
Conexão Campo Cidade -

Podcast

CONEXÃO CAMPO CIDADE (21/06)

 

Download

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

O que foi destaque no programa:

Capital humano

O investimento em capital humano é uma necessidade para o futuro do agronegócio, já que a capacitação e a especialização das pessoas caíram drasticamente durante a pandemia de Covid. No passado do Brasil, durante o Governo Geisel, centenas de cientistas brasileiros foram enviados para o exterior para aprender as melhores práticas agrícolas do mundo. Assim nasceu a Embrapa e a tropicalização da agricultura no Brasil.

Valores sociais

Conforme as tecnologias avançaram, os valores sociais e os comportamentos de consumo mudaram. Há cerca de 20 anos atrás, ter o carro próprio era um dos maiores desejos de consumo das pessoas. Hoje em dia, com a popularização da economia compartilhada, ter o carro próprio virou um investimento desnecessário.

Sucessão familiar

A continuidade das propriedades rurais é uma preocupação constante, já que a agricultura familiar produz 70% dos alimentos produzidos no Brasil. Os jovens, que antes abandonavam suas raízes em busca de melhores condições de vida nas cidades, atualmente fazem o caminho contrário e se especializam para continuarem nas propriedades de suas famílias. A agricultura digital, ou 4.0, foi um fator importantíssimo para que essa mudança de perspectiva fosse possível.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas