Zelo pela qualidade: agregação de valor à commodity como receita de sucesso; entrevista com José Marcos Magalhães, da Minasul

Publicado em 30/09/2021 17:52 e atualizado em 10/11/2021 09:35
Outro assunto de destaque foi a queda de produção cafeeira enfrentada pelos produtores, devido ao prolongamento da seca e às geadas deste ano. Projeção é de que a safra de 2022 tenha uma redução de 30%
José Marcos Magalhães - Diretor Presidente da Minasul

Presidente da Minasul, José Marcos Magalhães foi o entrevistado do Líderes do Agro na última quinta-feira (30). Magalhães conversou sobre os principais fatores fundamentais para o crescimento da cooperativa, situada na cidade de Varginha (MG), e destacou o investimento em qualidade, como a agregação de valor, como o principal deles.  

A cooperativa surgiu no ano de 1958 com o objetivo de melhorar as condições do cultivo de café para os produtores. Com o tempo, passou a haver um grande investimento em diversas regiões na produção de café especiais, tanto que a Minasul foi a primeira cooperativa a realizar um concurso de qualidade no Brasil. “Temos o DNA de garimpar bons cafés e trabalhar o café gourmet”, afirmou o presidente.   

Magalhães atribui a expansão da cooperativa às pessoas visionárias, capazes de perceber a necessidade de buscar a agregação de valor. Segundo ele grande parte da qualidade dos cafés produzidos atualmente vem do zelo pelo produto que será obtido. Hoje, a Minasul trabalha oferecendo tecnologias que o produtor não possui, como também fornecendo formação e informação ao produtor, que, como frisou o presidente, são duas coisas dependentes uma da outra.  

Na entrevista, Magalhães também falou sobre os novos campos de atuação da Minasul e da atual realidade vivida pelos produtores de café, que enfrentam uma sequência de seca e recentes geadas. Como ele afirmou, é projetada uma perda irreversível de 30% para a safra de 2022. A entrevista completa está disponível no vídeo acima. O programa Líderes do Agro é transmitido todas as quintas-feiras, às 17h30, a fim de trazer aos produtores rurais as estratégias de crescimento usadas pelos líderes do setor, para que alcançassem o sucesso.  

Por: Igor Batista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Bolsonaro cancela entrevista ao Metrópoles por questões de saúde
Principais BCs realizam em 2025 maior movimento de afrouxamento em mais de uma década
Rússia levanta preocupações com EUA sobre ações na Venezuela, dizem agências de notícias russas