Podcast do NA #94 - +G3: A Revolução na Gestão Rural com aplicação da IA

Publicado em 20/10/2025 15:54 e atualizado em 28/10/2025 16:08
Como a inteligência artificial pode facilitar a aplicação de relatórios e transformar a gestão das fazendas brasileiras com praticidade, precisão e decisões estratégicas
Marcelo Lagemann - CEO e sócio-fundador da Connectere

Com nova interface intuitiva e mais de 70 painéis de controle, o +G3 otimiza processos e melhora a tomada de decisão para produtores rurais, garantindo inovação e tecnologia de ponta.

O agronegócio brasileiro segue avançando na era digital, e a tecnologia se consolida como um dos principais aliados do produtor rural, portanto a Connectere Agrogestão lança o +G3, um software com inteligência artificial capaz de trazer relatórios de maneira simples e eficiente.

Economista e agrônomo de formação, o CEO e sócio-fundador da Connectere, Marcelo Lagemann, conta que uma das principais perguntas de seus clientes eram os relatórios do dia e pensou na possibilidade de trazer isso logo no início, na tela de abertura. 

Com isso, uma das principais inovações do +G3 é a capacidade de oferecer as notícias da fazenda diretamente na tela inicial, mantendo os gestores atualizados sobre informações estratégicas e operacionais sem precisar navegar por diferentes menus.

“Nesta aba de notícias da fazenda, o proprietário ou gestor terá informações atualizadas em tempo real e poderá interagir com a interface fazendo perguntas e tirando dúvidas. 

Por exemplo: qual o talhão que está gerando o maior custo por hectare ou quanto falta de área para ser colhida. A inteligência artificial processa os dados e entrega as informações de maneira objetiva e clara”, explica Marcelo Lagemann.

O sistema +G3 oferece ao produtor rural a capacidade de acessar, em tempo real e com máxima eficiência, informações estratégicas importantes da sua propriedade, incluindo:

Dados sobre a área já plantada;
Área a ser colhida;
Custos por hectare;
Consulta de preços de insumos e sementes de acordo com a sua região, indicação de barter;
Estoque em desuso e quais as cinco contas que exercem maior influência nos custos e despesas da propriedade;
Entre outros pontos.

A atualização inclui a simplificação de cadastros e processos, garantindo fluxos mais ágeis e práticos que reduzem o tempo gasto com burocracias. 

Com mais de 70 painéis de controle, a ferramenta oferece uma análise detalhada dos principais indicadores da produção agrícola, permitindo um acompanhamento mais preciso e embasado em dados confiáveis.

“Assim como no ChatGPT tradicional, o usuário coloca a sua dúvida e o sistema responde. O +G3 faz isso de forma aplicada à realidade do produtor rural. Por exemplo, ele pode perguntar na aba do chat qual área está tendo maior custo por hectare, e o sistema responderá entregando as informações e predições daquela situação. Outro ponto é o sistema de barter: o produtor pode solicitar uma simulação e o sistema indicará a melhor solução para ele”, explica o CEO da Connectere.

A crescente adoção de tecnologia e inteligências artificiais no campo reforça a tendência de digitalização do agronegócio. Segundo a Embrapa, cerca de 70% das propriedades rurais brasileiras já utilizam algum tipo de tecnologia digital para melhorar a produtividade e reduzir custos. A implementação de sistemas avançados de gestão, como o +G3, coloca o setor agrícola em um novo patamar de eficiência e inovação.

“Nosso objetivo com o +G3 foi transformar a experiência do produtor rural na gestão da sua fazenda. Ao utilizar a tecnologia, que já é parte fundamental do agronegócio, podemos trazer informações de maneira prática e objetiva. De nada adianta ter muitos números se o produtor não conseguir entender e analisar esses dados para tomar a melhor decisão. A facilidade de acesso a dados precisos e centralizados melhora significativamente o controle financeiro e operacional das propriedades, reduzindo erros e aumentando a confiabilidade das informações gerenciais”, finaliza Lagemann.

Conheça mais detalhes no Blog

Nosso site: https://connectere.agr.br/

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano