Motores YANMAR impulsionam o transporte fluvial na Amazônia
A YANMAR, multinacional japonesa fabricante de máquinas e soluções compactas para diferentes setores da indústria brasileira, entre eles, o setor náutico, vem ampliando sua presença no mercado de motores marítimos para embarcações de trabalho, consolidando-se como uma das principais marcas do setor no Brasil.
A companhia, que adota o ano fiscal japonês (abril/2024 a março/2025), encerrou o período com crescimento de 21% nas unidades de motores comercializados em relação a 2023.
Embora a região Norte siga respondendo por cerca de 85% a 90% desse resultado, impulsionada especialmente pelas operações de Manaus, onde os motores da marca são amplamente utilizados em embarcações de transporte de carga, combustível e passageiros, a empresa também vem ampliando sua presença em outras regiões do país. Para o ano fiscal 2025/2026, a expectativa é encerrar o período na mesma faixa, com alta projetada de 20%.
Atualmente, os motores marítimos de trabalho da YANMAR na região Amazônica ocupam 40% de market share, considerando dados de importação da NCM 84081090 (motores marítimos). O resultado vem de uma estratégia consistente que combina tecnologia, robustez e suporte técnico especializado na localidade. Entre os modelos mais vendidos para embarcações de trabalho destacam-se o 6AY (829mhp) e o 6HY (600mhp), reconhecidos pela alta durabilidade e baixo consumo de combustível. A expectativa da empresa é manter o ritmo de crescimento de market share entre 10% e 15% nos anos de 2025 e 2026, na região.
O segmento de motores marítimos e industriais representa cerca de 10% do faturamento da YANMAR no Brasil, reforçando o papel estratégico desses negócios dentro do portfólio diversificado da empresa no país. De acordo com o gerente de Inovação e Marketing da empresa, Wagner Santaniello, o mix de portfólio impulsiona os resultados da companhia no Brasil. “Em um mercado cada vez mais competitivo e vulnerável a oscilações econômicas, a diversificação de portfólio tem se mostrado uma das estratégias mais eficazes para empresas que buscam crescimento sólido e sustentável. Ao ampliar nossas frentes de atuação e atender a diferentes necessidades dos nossos clientes, é possível não apenas mitigar riscos, mas também fortalecer a nossa presença em setores estratégicos da indústria brasileira”, conta.
Filial em Manaus e sua posição estratégica
Segundo Igor Cabral, gerente da filial de Manaus da empresa, o mercado da região amazônica é estratégico. “Manaus é um pólo natural para o transporte fluvial e concentra uma grande frota de empurradores, balsas e ferrys que dependem de motores de alta confiabilidade. Nossa atuação no Norte reforça o compromisso da YANMAR com os segmentos de trabalho e transporte, ampliando nossa presença para além do agronegócio e da construção civil”, destaca.
Além disso, a unidade tem papel essencial nessa estratégia de diversificação e ampliação de acesso ao produto. Ela contribui para uma logística eficiente de distribuição para todo o território nacional, garantindo agilidade no atendimento a clientes e revendas. O espaço também oferece suporte técnico especializado para revendas e clientes, reforçando o compromisso da YANMAR com a qualidade e o pós-venda. Integrada à matriz em Indaiatuba (SP), a operação em Manaus assegura o mesmo padrão global de eficiência, durabilidade e performance que caracteriza os produtos da marca japonesa.
Presença consolidada na região Norte
Na região Norte, os motores YANMAR estão presentes em diversas embarcações,
reforçando o papel estratégico da empresa em um dos principais pólos logísticos do país.
Entre os clientes que utilizam motores YANMAR em suas operações estão:
- Navemazônia, empresa do grupo ATEM, que utiliza mais de 20 motores YANMAR (modelos 6HYM-WET, 6AYM-WET, 6EY17W e 6N21A-EW de 500mhp até 1.300mhp) em empurradores fluviais que transportam combustível em balsas-tanque.
- SC Transportes, que conta com aproximadamente 12 motores YANMAR (modelos 6AYM-WET de 755 e 829 mhp), além de um novo empurrador em construção que contará com dois motores (modelo 12AYM-WST de 1.400 mhp), utilizados no transporte de combustíveis, grãos, contêineres e carga geral em toda a região Norte.
David Oliveira Fernandes, operador de ferry boats intermunicipais, que possui quatro embarcações equipadas com motores YANMAR (modelo 6AYM-WET de 829 mhp), destinados ao transporte de carga e passageiros dentro do estado do Amazonas.
F. de A. O. dos Reis, cliente que já adquiriu mais de 20 motores YANMAR ao longo dos anos e atualmente opera com duas lanchas de passageiros ( uma equipada com dois motores 6HYM-WET de 500 mhp e outra com um motor 6GY135W de 760 mhp), sendo este último modelo o primeiro modelo em operação fora do mercado japonês.
Modelo de operação
O modelo de operação atual é baseado na importação e distribuição dos motores.
De acordo com o gerente da filial de Manaus, o custo de desenvolvimento local e o volume de produção ainda não justificam a nacionalização, e a importação permite acesso direto à tecnologia de ponta e à manutenção do padrão global de qualidade da marca. “A empresa busca manter o padrão de excelência dos seus motores genuinamente marítimos e, por isso, segue importando seus produtos. No momento, a nacionalização não está no radar, já que qualquer mudança poderia comprometer características essenciais de desempenho e confiabilidade que são marcas da YANMAR”, conta Cabral.
Entre o perfil de embarcações que a YANMAR tem forte presença, destaque para as destinadas ao transporte de grãos, como soja e milho, especialmente nas rotas fluviais da região Norte, que conectam o escoamento agrícola a portos estratégicos do país. Essa integração entre os setores agrícola e marítimo demonstra como os motores da marca contribuem para otimizar a logística do agronegócio brasileiro, fortalecendo a eficiência do transporte de commodities e o desenvolvimento regional.
Com uma estratégia de negócios também voltada para a expansão geográfica, a YANMAR busca ampliar sua presença em mercados-chave como Belém, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Os segmentos prioritários incluem navegação fluvial, cabotagem, apoio portuário e praticagem, além do transporte de carga e passageiros por empurradores, ferrys e lanchas.
Tendências e inovações no mercado de motores marítimos
Com o segmento cada vez mais focado na eficiência operacional e na adoção de combustíveis renováveis, o setor tem demandado soluções que atendam aos padrões ambientais internacionais, como combustíveis alternativos (etanol e metanol) e sistemas de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para emissões reduzidas.
Hoje, a YANMAR mantém em operação motores a diesel que seguem rigorosamente os protocolos de emissão vigentes no Brasil, contribuindo de forma significativa para a redução de poluentes e a preservação ambiental. Além disso, a empresa está atenta às tendências globais e à crescente demanda por soluções mais sustentáveis, avaliando constantemente alternativas e inovações que possam tornar seus motores ainda mais alinhados a práticas responsáveis e ao respeito ao meio ambiente. “A YANMAR está na vanguarda desse movimento, desenvolvendo motores movidos com biocombustível e tecnologias que permitirão a transição para um futuro com menor impacto ambiental”, finaliza Cabral.
Sobre a YANMAR
Fundada em 1912, em Osaka, Japão, a YANMAR foi a primeira empresa no mundo a fabricar um motor a diesel compacto para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca atua há mais de 65 anos e tem sede em Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo.
Como pioneira na indústria de motores diesel, a marca é uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e motores industriais, máquinas agrícolas, equipamentos de construção, sistemas de energia e motores marítimos.
Pelo pioneirismo da tecnologia líder mundial, a YANMAR tem seis centros de pesquisa em todo o mundo e está presente nos cinco continentes – em mais de 20 países, acumulando 50 unidades e mais de 20.000 funcionários. No Brasil, a marca conta com quatro unidades de negócios e mais de 400 revendedores autorizados. Somente em Indaiatuba, a empresa emprega diretamente mais de 300 pessoas.
Ao longo de sua história, a marca realiza e investe em estudos para desenvolver soluções tecnológicas integradas aos seus equipamentos, visando contribuir para a construção de um futuro para toda a sociedade, tendo sempre o bem-estar social e ambiental como compromisso.