Safra de algodão em Goiás encerra safra com rentabilidade três vezes maior que a da soja

Publicado em 01/09/2017 10:32
Goiás deve ampliar em 35% a área plantada de algodão nesta próxima safra e chegar a 2019 com 50 mil ha cultivados no estado

Carlos Alberto Moresco, presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), destaca que, após os bons resultados da última safra, os produtores estão ampliando a área de produção de algodão no estado de Goiás. A rentabilidade do algodão tem se destacado frente ao preço das demais commodities, o que deixa um cenário de animação.

O aumento da área deve ser de 35%, para 35 mil hectares. A última safra teve a menor área plantada, de 26,1 mil hectares, mas a melhor média de produtividade, acima de 290@ por hectare a nível de estado. Alguns novos produtores têm procurado a associação para aderir à cultura.

O presidente lembra que o custo de produção da soja vem crescendo anualmente e, dependendo do rendimento, a rentabilidade pode chegar a zero. No caso de Moresco, o algodão traz uma rentabiidade de 18%.

Ele aponta para a importância da rotação de culturas para se cultivar o algodão junto com os grãos e garantir a entrada de dinheiro em um período que demanda recursos para a próxima safra. Com base em seu próprio caso, ele identificou que uma área que possui algodão pode atingir até 268% a mais de rentabilidade.

Para a safra 2018/19, a esperança é que a área do cultivo chegue a 50 mil hectares. Os compradores da Ásia, que são grandes demandadores do algodão brasileiro, já se perguntam quando a área total do Brasil, que é de 1 milhão de hectares, irá dobrar.

Veja os números desta última safra de algodão em Goiás e as projeções para o próximo plantio no estudo elaborado pelo Presidente da AGOPA, Carlos Alberto Moresco:

 

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão atinge mínima de 18 meses na ICE com dados fracos de exportação dos EUA
Algodão/Cepea: Indicador cai pelo 2º mês
Demanda doméstica do algodão ficou voltada para disponível e futuro, mas sem volume expressivo
Algodão 23/24: StoneX reforça expectativa de recorde
Algodão/Cepea: Com vendedor mais flexível, liquidez aumenta