Com liminar para venda direta de etanol, produtores do NE começam planejamento para início da safra em final de julho

Publicado em 27/06/2018 10:30
Se a liminar não for cassada ou se aprovado no Congresso projeto no mesmo sentido, a previsibilidade vai deixar a próxima entressafra com o setor com estoques para a venda contínua. E mesmo que as unidades tenham custo de logística, será menor que o das distribuidoras, que levam o hidratado para suas bases e depois o pulveriza, portanto passeio muito maior.
Renato Cunha - Presidente do Sindaçúcar-Pernambuco

Podcast

Entrevista com Renato Cunha - Presidente do Sindaçúcar-Pernambuco sobre as Usinas do NE já podem vender etanol direto

 

Download

 

Nesta quarta-feira (27), o presidente do Sindaçúcar Pernambuco, Renato Cunha, conversou com o Notícias Agrícolas sobre a venda direta das usinas do estado para os postos de gasolina.

Os representantes do setor conseguiram ontem (26) uma liminar na 10ª Vara Cível que autoriza esse tipo de operação, que já havia ocorrido de forma parecida em São Paulo na ocasião da greve dos caminhoneiros.

Cunha destaca que já nesta sexta-feira (29) há uma reunião com a Secretaria da Fazenda de Pernambuco sobre o tema, que marca, segundo ele, o início de uma transição para um modelo alternativo.

O pensamento já começa a se voltar, portanto, para a safra que tem início no final de julho e para todo o ciclo de oferta de etanol, que culmina em fevereiro. O modelo irá procurar atender de forma contínua alguns postos que estejam mais próximos das usinas. Para ele, o modelo não vem para excluir ninguém desse processo e, sim, incluir - sobretudo, para atender as expectativas de abastecimento.

O setor irá planejar de forma geral, mas cada empresa terá sua estratégia para o processo. Cunha salienta que "deve-se procurar uma relação de respeito mútuo entre as partes".

Por: Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado de etanol de milho cresce no Brasil e tecnologia empregada nas usinas garante mais eficiência e qualidade na produção
Biodiesel: 2023 termina com decisão de antecipação do aumento da mistura ao diesel e maior previsibilidade para 2024
Restrição de diesel: Navio está a caminho do BR, mas cenário só deve ser sanado completamente em outubro; mais de 20 estados têm problemas
Unem vê contribuições ao setor de etanol de milho caso mistura do biocombustível na gasolina seja elevada para 30%
Economista da ESPM estima que nova política de preços dos combustíveis pela Petrobras traga maior competitividade ao agro