Pressão nos preços da arroba tende a continuar nas próximas semanas e 2016 começa sem perspectivas de melhora

Publicado em 17/12/2015 12:07
Demanda fraca por carne e melhora na oferta de animais devem pressionar cotações

A pressão sobre os preços da arroba, que vem acontecendo desde o inicio de dezembro, deve continuar nas próximas semanas. O enfraquecimento da demanda pela carne e uma melhora na oferta de animais serão os principais fatores de manutenção desse cenário.

Com escalas praticamente preenchidas para esse ano - devido ao inicio do ingresso dos animais a pasto – e um consumo interno abaixo das expectativas, a pressão de compra das indústrias reduziu nos últimos dias, o que tem dificultado altas nos preços da arroba.

"Os confinamentos já terminaram - inclusive saiu os dados revisados da Assocon mostrando uma queda de 5% neste ano -, então esse gado que aparece agora é de pasto e a tendência que esse volume aumente na medida em que as pastagens melhorem", explica o analista da MB Agro, César de Castro Alves.

Ainda assim, nos próximos dias a expectativa é de que as negociações ocorram de maneira lenta, com pouca possibilidade de alterações significativa nas cotações.

Para o primeiro mês de 2016, a ausência de bons volumes de exportação - típico do período - o aumento da oferta de safra e um cenário econômico que não favorece o consumo, devem intensificar a pressão sobre as cotações.

"Nós estaríamos fechando a janela de melhor momento para a venda, como não é diferente dos outros anos", explica Alves ressaltando que mesmo com o aumento da oferta nos primeiro meses do ano, a disponibilidade de animais de modo geral, não deve aumentar significativamente em 2016.

Tags:

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA participa de encontro sul-americano de combate à febre aftosa
Scot Consultoria: Sexta-feira com preços estáveis da arroba em São Paulo
Mercado do boi caminha para iniciar o mês de maio com a mesma cotação da arroba que começou abril
Pastagens reduzindo sua qualidade? A suplementação pode salvar sua produtividade
Radar Investimentos: A cotação da arroba do boi gordo se manteve firme nesta quinta-feira