Cenário piora para toda a cadeia da carne, com recuos na arroba, nos preços da carne e nas exportações

Publicado em 06/05/2016 12:29
Cenário piora para toda a cadeia da carne, com recuos na arroba , nos preços da carne e nas exportações

A semana encerra com pressão nas cotações da arroba. O mercado nos últimos dias tem sentido o aumento gradual da oferta no período de entressafra, ao passo que a demanda não demonstrar nenhum sinal de reação.

Nem mesmo as vendas externas, que correspondem a 20% do mercado brasileiro, estão conseguindo avançar. Os desdobramentos políticos nos últimos meses trouxe um alivio para o mercado financeiro e, como consequência a taxa cambial se enfraqueceu.

"Isso já se refletiu nos números de abril, é claro que não só em função do dólar pois o mês também foi fraco em volume, mas tirou um pouco daquela expectativa de excesso de exportação neste ano a ponto de salvar a demanda", ressalta o analista da MBAgro, César de Castro Alves.

No comparativo de março para abril, os embarques recuaram de 110 mil toneladas, para 87 mil t, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Comercio Exterior (MDIC).

A oferta, de maneira geral, ainda é restrita considerando a disponibilidade dos demais anos. No entanto, a redução das chuvas e na capacidade de suporte das pastagens, elevou as entregas nos últimos dias que embora não seja expressiva, diante de um consumo fraco, têm promovido pressões.

"Além desses fatores, temos visto a carne saindo forte nos últimos 30 dias. Então, se por um lado a queda no boi poderia melhorar a condição dos frigoríficos, como a carne caiu mais que na proporção, a margem deles está ainda pior", alerta Alves.

Após o período de entressafra, a expectativa de um confinamento menor, consequência dos altos custos com a reposição e o milho, pode dar novo fôlego às cotações. "Há um certo pessimismo no curto prazo, maio teremos uma cotação mais baixa, e depois ela tende a subir", explica o analista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário