Ano começa com muita incerteza tanto em relação a oferta quanto a demanda para o boi gordo

Publicado em 02/01/2017 11:21
Confira a entrevista de Alex Santos Lopes - Analista da Scot Consultoria
Mercado deve ter definição somente no final da primeira quinzena do mês, até lá, oferta e demanda continuam incertas

Podcast

Ano começa com muita incerteza tanto de oferta quanto de demanda para o boi gordo

Download

Os primeiro negócios com a arroba do boi gordo no ano refletem as incertezas sobre o andamento do mercado em 2017. Sem sinais de como se comportaram indicadores importantes como oferta e demanda, a maior partes dos frigoríficos optam em manter a cotação de 2016.

O levantamento de preço realizado pela Scot Consultoria apontou que em São Paulo a cotação se manteve em 149/@ a vista, no sul de Goiás a R$ 141/@, e em Campo Grande (MS) a referência para os negócios está em R$ 139/@ a vista.

Conforme explica o analista da Consultoria, Alex Santos Lopes, "os varejistas ainda não começaram a recompor seus estoques, então não sabemos como ocorrerá essa reposição", diz. As indústrias aguardam, por tanto, um direcionamento da demanda - que segundo Lopes deve ocorrer a partir do final da segunda quinzena do mês -, para planejar suas compras.

Por outro lado, as dúvidas sobre o volume de oferta neste início de ano, compõe o cenário de incerteza. A expectativa do analista é de que "há grande chances dos preços mudarem nesta semana, devido ausência dos pecuaristas dos negócios", destaca.

No decorrer do ano a tendência é de que, refletindo a baixa no mercado de reposição, eleve a participação de fêmeas nas escalas de abate. Assim, caso a demanda não corresponda poderemos ter um mercado pressionado em 2017.

Para Lopes a arroba deverá oscilar em linha com o IPCA, "mas não devemos nos surpreender se houver perda de receita real ao pecuarista", alerta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário