Ano começa com muita incerteza tanto em relação a oferta quanto a demanda para o boi gordo

Publicado em 02/01/2017 11:21 424 exibições
Confira a entrevista de Alex Santos Lopes - Analista da Scot Consultoria
Mercado deve ter definição somente no final da primeira quinzena do mês, até lá, oferta e demanda continuam incertas

Podcast

Ano começa com muita incerteza tanto de oferta quanto de demanda para o boi gordo

Download

Os primeiro negócios com a arroba do boi gordo no ano refletem as incertezas sobre o andamento do mercado em 2017. Sem sinais de como se comportaram indicadores importantes como oferta e demanda, a maior partes dos frigoríficos optam em manter a cotação de 2016.

O levantamento de preço realizado pela Scot Consultoria apontou que em São Paulo a cotação se manteve em 149/@ a vista, no sul de Goiás a R$ 141/@, e em Campo Grande (MS) a referência para os negócios está em R$ 139/@ a vista.

Conforme explica o analista da Consultoria, Alex Santos Lopes, "os varejistas ainda não começaram a recompor seus estoques, então não sabemos como ocorrerá essa reposição", diz. As indústrias aguardam, por tanto, um direcionamento da demanda - que segundo Lopes deve ocorrer a partir do final da segunda quinzena do mês -, para planejar suas compras.

Por outro lado, as dúvidas sobre o volume de oferta neste início de ano, compõe o cenário de incerteza. A expectativa do analista é de que "há grande chances dos preços mudarem nesta semana, devido ausência dos pecuaristas dos negócios", destaca.

No decorrer do ano a tendência é de que, refletindo a baixa no mercado de reposição, eleve a participação de fêmeas nas escalas de abate. Assim, caso a demanda não corresponda poderemos ter um mercado pressionado em 2017.

Para Lopes a arroba deverá oscilar em linha com o IPCA, "mas não devemos nos surpreender se houver perda de receita real ao pecuarista", alerta.

Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário