Boi: Com Operação Carne Fraca, frigoríficos iniciam a semana fora das compras

Publicado em 20/03/2017 17:14
Setor está preocupado com as exportações de carne bovina do Brasil. Nesse início de semana, alguns importantes compradores anunciaram embargo temporário às compras de carne do país. Perspectiva é que o mercado volte a trabalhar os fundamentos nos próximos dias. Demanda permanece enfraquecida no mercado interno.
Confira a entrevista de Alex Santos Lopes - Analista da Scot Consultoria
Em momento de especulação em torno da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, com informações ainda muito desencontradas, o mercado do boi gordo abriu a semana com alguns impactos, incluindo o fato de alguns frigoríficos estarem fora do negócio, como aponta o analista de mercado Alex Santos Lopes, da Scot Consultoria.

 

De acordo com Santos, o mercado está "mais parado do que o habitual". A segunda feira é um dia típico de poucas negociações, mas os frigoríficos parecem analisar a situação da demanda e como este fator vem se aproximando ao longo da semana. Caso haja impacto, poderá haver a decisão de se posicionar em um aumento ou diminuição de compra de matéria prima.

A arroba vem trabalhando de lado nos últimos dias, levando em consideração os outros fundamentos. A demanda mais baixa, decorrência da crise econômica, ainda é o principal fator destacado. Embora os números indiquem recuperação da economia, não houve recuperação consistente de demanda. Com isso, as indústrias também não têm incentivo em intensificar as compras e o escoamento é complicado. Por outro lado, a tendência de mais oferta de fêmeas para o abate é um fator baixista que os pecuaristas devem ficar de olho.

Para os pecuaristas, a margem é menor do que era nos anos anteriores. Existe uma diferença entre 20% na queda do preço da arroba e da valorização do custo de produção.

Alguns países como China, Coreia do Sul, Chile e a União Europeia já declararam embargo a produtos brasileiros, o que pode afetar o mercado do boi e o preço das carnes em geral. Os embargos, porém, ainda não são constituídos e dependem de análise do andamento da operação.

Com isso, o momento é de cautela, como avalia o analista. Assim como a indústria, que aguarda para realizar novos negócios, todo o setor deve acompanhar essa atitude no momento.

 

 

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA participa de encontro sul-americano de combate à febre aftosa
Scot Consultoria: Sexta-feira com preços estáveis da arroba em São Paulo
Mercado do boi caminha para iniciar o mês de maio com a mesma cotação da arroba que começou abril
Pastagens reduzindo sua qualidade? A suplementação pode salvar sua produtividade
Radar Investimentos: A cotação da arroba do boi gordo se manteve firme nesta quinta-feira