Censo de confinamento da DSM aponta para crescimento de 6% na oferta de animais e melhora na margem do confinador

Publicado em 21/10/2020 12:59 e atualizado em 21/10/2020 15:47
O uso de dietas mais ricas em energia também melhorou desempenho no ganho de peso diário dos animais
Marcos Baruselli - Gerente de Categoria de Confinamento da área de Ruminantes da DSM

Podcast

Entrevista com Marcos Baruselli - Gerente de Categoria de Confinamento da área de Ruminantes da DSM sobre o Mercado do Boi Gordo

 

Download
 

Conforme os dados preliminares do Censo de Confinamento DSM 2020, o volume de animais confinados no Brasil pode alcançar 6,188 milhões de cabeças em 2020, ou seja, um avanço de 6% em relação aos 5,856 milhões de cabeças verificadas no ano passado.  

De acordo com o Gerente de Categoria de Confinamento da área de Ruminantes da DSM, Marcos Baruselli, o levantamento desde anos surpreendeu a equipe com um volume recorde de animais confinados no Brasil. “No início do ano, o primeiro censo indicava retração só que depois nós revisamos as nossas estimativas em setembro. A tendência de queda foi totalmente revertida com a valorização da arroba bovina”, comenta.

O primeiro giro do confinamento deste ano foi comprometido com o avanço da pandemia no Brasil e pela a alta nos preços dos insumos. “Os custos com a alimentação seguem muito valorizados com a saca do milho cotada a R$ 70,00. Como a arroba também está bem elevada, os custos de produção são superados já que confinar está deixando lucro para o pecuarista”, afirma.

Os pecuaristas estão alcançando a maior rentabilidade com o confinamento nos últimos cinco anos. “Nós estamos em um momento de boas margens para quem confina animais no Brasil. A rentabilidade média em 2015 a 2019 estava em 3% de retorno de lucro ao mês e, para esse ano, tem girado de 3% a 4% de retorno de lucro ao mês”, destaca.

Com relação à qualidade dos animais, o gerente aponta que o rebanho está registrando um ganho de peso na faixa de 1,8/kg ao dia. “Se o animal fica confinado por 100 dias pode ter um ganho de 180 kg e esse ganho fica bem acima da média, na qual estava em torno de 1,4/kg ao dia. Isso está sendo motivado pela a dieta muito concentrada com soja e milho”, aponta.

Leia Mais:

+ Boi/DSM: Confinamento em 2020 deve bater recorde de 6,18 milhões de cabeças, aumento de 6%

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Negócios com o boi esfriam, pecuaristas cedem e frigoríficos devem intensificar testes com arroba
Oferta de animais vai direcionar preços da arroba com arrefecimento das demandas
Custo da arroba produzida é o menor desde novembro de 2024, mas confinamento ainda pode gerar prejuízo
Oferta de animais vai direcionar preços da arroba diante da redução nas demandas por carne
Demanda interna por carne bovina aparece como ponto de atenção na composição de preços da arroba do boi
Boi/Cepea: Exportações diminuem, mas preço elevado limita queda na receita