Boi: além do fim do embargo pela China, frigoríficos aguardam decisão sobre o destino dos estoques de carne

Publicado em 21/09/2021 12:24 e atualizado em 21/09/2021 15:16
Mesmo com sinalização positiva, de suspensão do embargo e consumo do estoque por parte dos chineses, negócios com o boi no físico devem demorar para voltar ao normal
Caio Junqueira - Analista de Mercado da Cross Investimentos

Podcast

Entrevista com Caio Junqueira - Analista de Mercado da Cross Investimentos sobre o Mercado do Boi Gordo

 

O mercado pecuário segue na expectativa da retomada dos embarques de carne bovina para a China, na qual o embargo já dura mais de 15 dias. Diante desse cenário, as indústrias estão preocupadas com o destino dos estoques de produto que seria enviado para a exportação, e que agora, deve ficar no mercado interno. 

De acordo com o Analista de Mercado da Cross Investimentos, Caio Junqueira,  a falta de notícias por parte da China acaba gerando mais expectativa no mercado. “Nós estamos no escuro esperando o posicionamento da potência asiática e até o momento não temos nada. Tem uma carga chegando na China, mas não sabemos se eles vão aceitar esse produto e não temos como escoar esse volume no mercado interno”, comentou. 

Quando a China suspender o embargo da carne bovina brasileira o primeiro impactado vai ser direcionado para os preços futuros e o mercado físico deve demorar algumas semanas para sentir. “Após a suspensão do embargo, as indústrias vão embarcar a carga que está parada nos estoques para depois voltar às operações normais”, destacou. 

O consultor ainda ressalta que os custos de produção vão ficar elevados para o confinador que vai ter que deixar o animal por mais tempo na engorda. “É prejuízo e não tem o que fazer, mas que isso fique de lição para todos os produtores e que façam uma proteção futura para se precaver de situações como essa”, disse Junqueira. 

O fluxo de negócios começou a aumentar no início desta semana e os patamares de preços estão oscilando entre R$ 290,00/@ a R$ 305,00/@. “Boa parte das indústrias que estão comprando estão com escalas com dois dias de abate e  pressionado os valores da arroba”, pontuou.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programa da Alta identifica, com precisão, touros que apresentam as melhores taxas de concepção em condições reais de manejo.
Regulação na oferta de animais só deve acontecer a partir de outubro, enquanto isso, arroba do boi vai seguir pressionada pela menor demanda da China
Acrimat manifesta preocupação com os anúncios de férias coletivas de três grandes frigoríficos em MT
Redução na oferta de animais deve ficar para o último trimestre o que pode agravar o cenário de pressão sobre arroba nos próximos 90 dias
Relação de troca boi X bezerro é a pior dos últimos 11 anos com recente queda da arroba
Pressão sobre arroba dá sinais de arrefecimento e mercado deve encontrar um piso em breve, avisa analista