As alternativas para reduzir custo de alimentação para animais que permanecem além do prazo planejado no confinamento

Publicado em 13/10/2021 12:39 e atualizado em 13/10/2021 15:47
Embrapa Gado de Corte lembra que alteração de dieta deve ser recomendada por especialista e vários fatores, além da alimentação, devem ser levados em conta
Luiz Orcírio de Oliveira - Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte

Podcast

Alternativa para alimentação do gado de confinamento

 

Com as exportações de carne bovina suspensa para a China, os animais de confinamento estão ficando até 30 dias a mais na engorda e isso tem prejudicado a margem de rentabilidade do pecuarista. Com os preços da alimentação elevados, os produtores precisam adotar estratégias de substituição na dieta dos animais. 

De acordo com o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte, Luiz Orcírio de Oliveira, a partir do momento que passa do período ideal de abate dos animais de confinamento a lucratividade começa a reduzir. “Quando isso acontece é uma situação muito delicada e que precisa fazer um ajuste na dieta”, comentou. 

O ideal é retirar os alimentos com maior valor energético como o milho e substituir por  casca de soja e polpa cítrica. “A mudança na alimentação deve ser feita aos poucos e com o auxílio de uma equipe para realizar um alinhamento da dieta do animal, pois a substituição deve ser realizada aos poucos”, destacou. 

Oliveira apontou que o ideal é que o pecuarista que destinaria o animal para o mercado externo tente negociar para o consumo doméstico para minimizar os prejuízos. “A cada dia que o animal fica no confinamento mais difícil é de alcançar o resultado máximo do gado”, ressaltou.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ataque de lagartas deixa de ser preocupação pontual e se consolida como ameaça às pastagens na pecuária
Frigoríficos que exportam para China começam a dar férias coletivas para os funcionários
Frigoríficos que atendem China começam a dar féria coletivas, pressão sobre arroba deve se intensificar
Desajuste entre oferta e demanda vai promover pressão sobre arroba do boi ao longo de Julho
Julho deve intensificar pressão sobre arroba do boi mesmo durante primeira quinzena do mês
Estratégias nutricionais intensificam aproveitamento do milho no confinamento