Safra 25/26 de soja do Brasil já sofre redução do teto produtivo por clima irregular, afirma Pátria

Publicado em 13/11/2025 09:56 e atualizado em 13/11/2025 11:26
Ciclo atual tem crescimento da demanda maior do que a oferta, mercado continua dando oportunidade ao produtor para novos negócios. Chicago segue rumo aos US$ 12,00 por bushel.
Matheus Pereira - Sócio-Diretor da Pátria Agronegócios
Podcast

Safra 25/26 de soja do Brasil já sofre redução do teto produtivo por clima irregular, afirma Pátria

 

A nova safra de soja do Brasil está se desenvolvendo, o plantio caminha para entrar em sua reta final, porém, a irregularidade do clima ainda preocupa e, como explica o diretor da Pátria Agronegócios, Matheus Pereira, já é possível registrar uma dimunição do teto produtivo da oleaginosa. "As preocupações existem e elas estão, principalmente, no Centro-Nordeste do nosso país", diz Pereira. "Há uma massa de ar quente de alta pressão que dificulta muito a chegada de chuvas recorrentes". 

Apesar disso, o analista explica que não há quebras consolidadas na safra brasileira, a qual ainda carrega um potencial de 165 a 168 milhões de toneladas, mas com atenção às condições para os próximos meses e semanas. O nordeste, norte e sul do Brasil são alguns dos principais pontos de atenção. 

O mercado vai acompanhando com atenção este desenvolvimento, inclusive começando a olhar também para a Argentina onde o plantio deverá se iniciar no próximo mês - para avaliar o impacto que a nova ofetra sul-americana terá na balança global de oferta e demanda, a qual já está desequilibrada. 

"Há preocupações com um sério risco mercadológico de que a única fonte de soja no planeta que ampliou a oferta para o ciclo 2025/26 possa sofrer ameaças produtivas. Então, é um mercado que gera sustentação ás cotações internacionais baseado nessa necessidade que o Brasil tem de ter uma safra saudável para equilibrar a balança mundial de oferta e demanda. A balança já está descompassada, a demanda já está saltando a passos mais acelerados do que a oferta", afirma o diretor da Pátria. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Parlamento Europeu leva acordo UE-Mercosul à Justiça, balança do café desequilibrada e preços de soja limitados no BR
Formação de preços melhores da soja no Brasil vão depender também do ritmo das compras da China
Bolsas americanas fechadas, preços do milho pressionados, feijão em alta e alerta sobre o custo de carregar a soja
Pressão exercida pela colheita nos preços da soja pode ser parcialmente quebrada pela volatilidade intensa do dólar em 2026
Grãos deverão amargar ainda mais dois anos de baixas entre as commodities e produtor passa por esse momento com "caixa curto"
Olhos do mundo voltados para o Irã, extensão do calendário de plantio no RS e os desafios financeiros do agro do BR em 2026