Em Três Corações (MG), colheita do café arábica chega a 30% e, a região deverá registrar 2º ano consecutivo de quebra

Publicado em 16/06/2015 10:44
Em Três Corações (MG), colheita do café arábica chega a 30% e, a região deverá registrar 2º ano consecutivo de quebra na produção. Produtores utilizam mais de 600 litros de café para encher a saca de 60 kg. Número bem acima do registrado normalmente, de 400 a 450 litros. Na localidade, a saca do grão é cotada a R$ 400,00, valor que deixa margem ajustada aos cafeicultores.

Em Três Corações (MG), a colheita do café arábica está entre 20% a 30%. Em meio ao clima irregular que acabou atrasando a florada das plantas, a colheita também caminha em ritmo mais lento, já que em relação ao mesmo período do ano anterior, a área colhida estava em 40%. As adversidades climáticas também deverão refletir na produção na localidade, que deverá registrar a 2ª quebra consecutiva na safra.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do município, Heitor Gonzaga Reis, o efeito deverá ser sentido no momento do beneficiamento do café. “Precisamos de 600 litros de café para encher uma safra de 60 kg. Normalmente, utilizamos entre 400 a 450 litros. Já a produção também deverá ser menor, em torno de 18 sacas do grão por hectare, quando que o ideal seria de 40 scs/ha”, afirma.

Além disso, os produtores também estão atentos às previsões de chuvas, entre os meses de junho e julho. Caso sejam confirmadas, as precipitações poderão comprometer os trabalhos de colheita e a qualidade do café. Paralelamente, o cenário de preços não é animador aos produtores. Atualmente, a saca do grão é negociada a R$ 400,00 na região.

“Temos custos mais altos nesta safra, principalmente com a mão-de-obra. Alguns produtores não conseguirão cobrir os custos de produção, situação que irá depender do manejo de cada propriedade. O cenário também reflete na economia da cidade e ainda temos cafeicultores deixando a atividade na nossa região”, finaliza Reis. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café